Bola de Carne de Lamego

bôla de Lamego

A bola de Lamego é uma das iguarias mais genuínas e distintas da cozinha tradicional portuguesa, sendo um prato típico da região que lhe dá o nome – Lamego. Existem variantes da bola, podendo esta ser de presunto (ex-líbris da gastronomia local), salpicão, sardinha, bacalhau, carne ou fiambre, mas a receita tradicional é a de carne.

A bola consiste numa espécie de pão de massa fofa recheada com um dos ingredientes principais e pode ser servida como entrada, petisco, lanche ou refeição ligeira. Foi uma das candidatas às 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, na categoria de entradas.

Ingredientes:

Para a bola

Para o recheio

  • chouriço às rodelas
  • frango assado desfiado
  • presunto às fatias finas

Confeção:

Amasse a farinha com os ovos. Acrescente o fermento desfeito em água morna, o sal e o azeite, continuando a amassar até a massa ficar maleável.

Cubra o recipiente com um pano e deixe levedar, em local ameno, até duplicar o volume.

Passado o tempo de levedura, estenda metade da massa e coloque sobre ela as carnes do recheio. Cubra com a restante massa e pincele com gema de ovo.

Leve a cozer em forno médio.

 

Origem das Bolas de Lamego:
Estas bolas de carne terão surgido em 1139, na sequência da aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal. A cidade não estava preparada para a afluência de gente que se verificou, pelo que foi criado uma iguaria, fazendo uma bola de farinha de trigo, à qual se juntaram carnes de porco (salgadas, fumadas ou em vinho-de-alhos), cozida depois em forno de lenha. Desta forma se criava uma receita simples, saborosa e com um bom rendimento que mantém o seu sucesso até aos nossos dias.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email admin@cozinhatradicional.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.