Caldo Verde Tradicional

caldo verde

O caldo verde é uma sopa tradicional portuguesa que, embora com algumas variações, é transversal às diversas regiões de Portugal.
Independentemente de levar chouriço ou salpicão, de ser acompanhada com broa ou servida simples, o que é genuíno no caldo verde é a forma característica de cortar muito finamente a folha da couve (tradicionalmente couve portuguesa), sendo esta adicionada a um saboroso puré de batata e condimentada com azeite.

Ingredientes:

Para 6 pessoas

  • 1 cebola
  • 1 chouriço
  • 2 dentes de alho
  • 2 litros de água
  • 2 dl de azeite
  • 400 g de couve portuguesa cortada em caldo verde
  • 500 g de batata
  • sal q.b.

 

Confeção:

Leve a água ao lume com as batatas, a cebola, os dentes de alho e metade da quantidade de azeite indicada. Tempere com sal e deixe cozer durante 30 minutos para os ingredientes ficarem bem cozidos. Pode deixar ferver mais tempo se desejar que o caldo fique mais espesso.

Entretanto, prepare a couve, lavando-a e cortando-a em juliana muito fina (caldo verde).

Passada a cozedura, reduza as batatas, a cebola e os dentes de alho a puré. Junte a couve cortada e deixe cozer cerca de 15 minutos.

Enquanto a couve coze, corte o chouriço em rodelas.

Terminada a cozedura da couve, junte ao caldo o restante azeite e o chouriço, deixando levantar fervura.

Se desejar manter o aspeto tradicional típico desta sopa, poderá servi-la individualmente em malgas.

 

Sugestão:

Coloque duas ou três rodelas do chouriço a cozer na primeira fase de confeção da receita, juntamente com as batatas, a cebola e os dentes de alho. Ao reduzir o chouriço a puré, juntamente com os restantes ingredientes, a sopa irá adquirir um sabor mais intenso e saboroso.

button print blu20 Caldo Verde Tradicional



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>