Espargos com Ovos (Alentejo)

espargos com ovos

Os espargos com ovos mexidos são um prato tipicamente alentejano que serve de entrada para uma refeição marcada pela tradição e requinte. Foi um dos pratos concorrentes às 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, na categoria das entradas.

Os espargos poderão ser bravos, de conserva ou de cultura, embora o prato fique com um paladar ainda melhor se forem usados espargos bravos na sua confeção.

A receita acompanha muito bem com umas fatias de pão (preferencialmente alentejano). No entanto, além de ser um petisco ou entrada, os espargos com ovos podem ser acompanhados com carnes frias ou serem até adicionados nos ingredientes umas rodelas de linguiça, paio ou presunto; nestes casos, pode ser servido como prato principal.

Ingredientes:

  • 1 folha de louro
  • 1 molho de espargos verdes
  • 2 dentes de alho
  • 6 ovos
  • azeite, sal e pimenta q.b.

Confeção:

Lave bem os espargos e mergulhe-os em água a ferver, temperada de sal, deixando ficar alguns minutos, somente para libertar o travo mais amargo. Em seguida, escorra-os e corte-os em pedaços pequenos.

Bata os ovos, devidamente temperados de sal e pimenta.

Leve o azeite ao lume numa frigideira, juntamente com o alho, picado fino, e a folha de louro. Deixe aquecer um pouco, até os alhos começarem a amarelar.

Junte os espargos, fazendo-os rodar na frigideira, para que fiquem estaladiços e tomem o gosto dos ingredientes.

Imediatamente a seguir, acrescente os ovos, mexendo sempre com uma colher de pau. Caso pretenda adicionar umas tiras de linguiça, paio ou presunto, faça-o nesta altura da confeção.

Envolva tudo delicadamente e espere uns minutos até os ovos começarem a estar cozinhados. Volte a envolver uma vez mais os ingredientes e retire do lume antes que os ovos sequem por completo.

Sirva de imediato, no prato ou acompanhados de umas fatias de pão.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email cozinhaatradicional@gmail.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.

1 resposta a Espargos com Ovos (Alentejo)

  1. eduardo rocha e castro diz:
    É muito bom encontrarmos um trabalho feito como deve ser. Parabéns aos autores.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>