A torta de ricota é uma sobremesa deliciosa e versátil de raiz italiana, sendo preparada com a mistura de ricota, ovos, açúcar e outros ingredientes.
As pessoas apreciam essa sobremesa pela sua simplicidade e pela capacidade de adaptá-la a diferentes variações, fazendo dela uma escolha popular em diversas tradições culinárias ao redor do mundo.
Para aprendermos a receita, é interessante saber como surgiu a ricota.
Índice
História da Ricota
Com origens na Itália, a ricota é um queijo fresco e com baixo teor de gordura. Sua característica de baixo valor calórico e alto teor proteico faz dela um alimento leve e saudável.
A ricota fresca na verdade não é um queijo, é um derivado feito a partir do soro extraído dos queijos.
Ela é produzida coagulando ácidamente as proteínas da albumina do soro, com a adição de 20% do volume de leite.
A palavra “ricota” deriva do latim “recoctus”, que significa “recozido”, fazendo referência ao processo de produção que utiliza o soro do leite resultante da fabricação de queijos mais duros.
Contudo acredita-se que a ricota tenha surgido como uma forma de aproveitar totalmente o leite, evitando o desperdício.
Em suma, a ricota desempenhou um papel importante na culinária italiana ao longo dos séculos, sendo um ingrediente versátil em pratos doces e salgados.
Muitas vezes portanto, as pessoas a utilizam em receitas de massas, recheios de tortas, sobremesas e pratos tradicionais, como a lasanha.
Entre suas características básicas, a ricota deve apresentar uma consistência mole, não pastosa, crosta rugosa, de textura fechada, cor branca e sabor suave.
A popularidade da ricota também se deve à sua natureza nutritiva, sendo uma excelente fonte de proteína e cálcio. Além disso, a sua textura suave e sabor suave a tornam uma escolha versátil para uma variedade de pratos, desde aperitivos até sobremesas.

Receita da Torta de Ricota
Torta de Ricota
Equipamento
- 1 Liquidificador
- 1 Forma
Ingredientes
- 4 ovos
- 1 lata de leite
- 1 colher e 1/2 de maisena
- 300 g de ricota
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de margarina
- 1/2 xícara de açúcar
Instruções
- Separe as claras e reserve
- No liquidificador, bata as gemas, o leite condensado, o leite, a ricota, a margarina, o açúcar e a maisena
- Bater as claras até obter o formato em neve e misture com a ajuda de uma espátula o creme que está no liquidificador
- Asse em forno médio, de 180º a 200º graus
- Leve a geladeira, sirva-o frio
Notas
Conclusão
Na última colherada da torta de ricota, a cremosidade envolvente e o sabor equilibrado deixam uma conclusão memorável, celebrando a simplicidade refinada e o prazer sublime que essa clássica sobremesa italiana oferece aos apreciadores da boa gastronomia.
Veja também
[wptb id=40571]Perguntas Frequentes
Quais os benefícios da ricota?
É rica em cálcio, fortalece os dentes e ossos, previne a osteoporose e colabora com o processo de ganho de massa muscular magra, portanto é benéfica a saúde.
Pode comer ricota todos os dias?
O consumo deve ser feito em porções pequenas de 30 gramas, em média de duas a três vezes por dia.
- Sopa da Pedra (Almeirim)A Sopa da Pedra é uma sopa tradicional da cozinha portuguesa, originária de Almeirim, em Santarém, no centro de Portugal. É uma sopa consistente e rica, feita à base de carne, enchidos,… Ler mais »Sopa da Pedra (Almeirim)
- Feijoada BrasileiraFeijoada é um guisado de feijão com carne, geralmente acompanhada com arroz. Este prato tradicional teve origem no norte de Portugal, sendo atualmente um dos mais típicos da cozinha brasileira.… Ler mais »Feijoada Brasileira