Avançar para o conteúdo
Home » Goulash (Hungria)

Goulash (Hungria)

Goulash é o prato mais conhecido da cozinha tradicional húngara, tipicamente rica em aromas e sabores picantes.
Apesar da sua fama, há  uma confusão generalizada acerca da designação desta receita e a sopa de carne conhecida na Hungria como Goulash ou Gulyás. Já o goulash, tal como o conhecemos, pode ser chamado Pörkölt ou Páprika.
O segredo deste cozido está na quantidade de cebola que ele leva e no seu cozinhar lento.
O autêntico goulash foi herdado dos antigos pastores da região, sendo inicialmente preparado com carne de vaca e cebolas. A paprica, condimento que atualmente não se pode dissociar da receita, foi introduzida posteriormente, uma vez que este prato já existia antes da descoberta da América.
A receita tornou-se popular em todo o Império Austro-Húngaro quando um regimento húngaro esteve a prestar serviço em Viena e foi a partir dessa altura, meados do séc. XIX, que se propagou pelo mundo. Os vienenses reivindicam para si a criação de uma variante da receita tradicional, em que empregam preferencialmente a carne de vitela e servem carcaças como acompanhamento.

Ingredientes:

 Para 6 a 8 pessoas

  • 1 colher (sopa) de paprica doce
  • 1 colher (sopa) de paprica picante
  • 1 kg tomate (sem pele e sem sementes)
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 1,5 kg cebola picada
  • 1,8 kg de vitela sem osso
  • 100 ml de óleo de milho
  • sal a gosto
Goulash-Hungria

Confeção:

Tire a carne do frio cerca de 1 hora antes de a preparar e corte-a em cubos.

Numa panela grande, aqueça o óleo e refogue a cebola.

Quando começar a dourar, junte a carne e deixe fritar até que a carne fique dourada, mexendo sempre. Se desejar, poderá dividir a carne em duas partes para que doure melhor. Quando começar a dourar, junte as duas partes.

Acrescente a paprica picante, o sal e a noz-moscada mexendo sempre.

Junte os tomates e mexa bem.

Tape parcialmente a panela e deixe cozinhar durante 30 minutos, mexendo regularmente.

Quando a carne estiver macia, acrescente a paprica doce e retifique o sal. Veja se a carne está bem macia e, se necessário, deixe apurar mais um pouco.

Acompanhe com arroz, batata ou simplesmente com pão.

Dica Extra

Na receita de goulash, você pode substituir a carne de vitela por diversos tipos de carne, mantendo o sabor e a textura do prato. Algumas opções incluem:

  1. Carne de boi: Utilizar cortes como o músculo, acém, paleta ou peito pode ser uma boa substituição, pois essas carnes são saborosas e ficam bem macias após o cozimento lento.
  2. Carne de porco: Cortes como pernil, paleta ou lombo são alternativas interessantes, oferecendo um sabor levemente diferente, mas ainda delicioso.
  3. Carne de cordeiro: Ideal para quem busca um sabor mais robusto, cortes como pernil ou paleta de cordeiro são adequados para o goulash.
  4. Frango: Para uma versão mais leve do goulash, você pode usar frango, preferencialmente coxas ou sobrecoxas, que são mais suculentas e mantêm a umidade durante o cozimento.
  5. Carne de peru: Similar ao frango, o peru também é uma opção mais leve, especialmente utilizando cortes como a coxa ou sobrecoxa.

Estas substituições permitem que você adapte a receita de goulash de acordo com a disponibilidade de carnes e suas preferências pessoais, sem perder a essência do prato.

4 comentários em “Goulash (Hungria)”

  1. Olá, bom dia.
    Por favor, gostaria de saber se há uma outra carne que substitua a Viltela, para a prepararação do Goulash Húngaro?
    Obrigado!

    1. Bom dia, obrigado pelo comentário, na receita de goulash, você pode substituir a carne de vitela por carne de boi (músculo, acém, paleta ou peito), carne de porco (pernil, paleta ou lombo), carne de cordeiro (pernil ou paleta), frango (coxas ou sobrecoxas) ou carne de peru, experimente com essas opões e deixe seu comentário, experimente também outras receitas, atenciosamente, Cozinha Tradicional..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *