Bolacha de Araruta – Bolacha Amanteigada, também conhecido como sequilho, a araruta é uma planta de rizoma fibroso, do qual se extrai um polvilho fino, extremamente branco, usado no preparo de biscoitos, bolos e mingaus. O plantio da araruta é anual e feito no início das chuvas e a colheita pode ser feita 9 a 10 meses após o plantio quando as plantas apresentam um aspecto seco e amarelado.
A araruta é originária da América do Sul. De conhecimento dos indígenas, há indícios do seu cultivo há mais de 7.000 anos. No Brasil, os Caraíbas e os Caiapos cultivavam inúmeras variedades de marantáceas, em campos de floresta, nas margens das trilhas que ligavam uma aldeia a outra. Essas roças representavam valiosos bancos destas culturas e de outras plantas tuberosas, extraiam o amido da araruta e com ele engrossavam sopas usadas para tratar idosos e crianças e para fortificar mulheres recém paridas.
Bolacha de Araruta (Bolachinha Amanteigada)
Forno
Tijela
Colher de pau
500 g araruta
1 xícaras (chá) coco ralado
2 xícaras (chá) açúcar
raspas de limão
1⁄2 margarina (ou manteiga)
3 ovos
1⁄2 fermento em pó
Em uma vasilha coloque a araruta, logo após bata rapidamente os ovos e acrescente junto com o açúcar, o coco ralado e amasse bem
Junte as raspas de limão, logo após isso faça bolinhas e achate-as com o garfo para ficarem com sua aparência característica
Coloque em uma forma untada e a polvilhe com farinha de trigo
Leve para o forno aquecidos por 15 minutos, não deixando dourar por cima.
Assim que ficar dourada por baixo e permanecer branca por cima, está na hora de tirar
Lanche
Brasileira
amanteigado, araruta, bolacha, café com leite, café da manhâ, manteiga, sequilho
Gostou da bolachinha? Ficou com alguma dúvida? Tem alguma variante e gostaria de compartilhar? Cone para nós aqui nos comentários.