Se você é um entusiasta culinário em busca de praticidade e eficiência na cozinha, ou apenas deseja descobrir uma forma mais rápida e fácil de preparar o feijão que tanto adora, este é o lugar certo para explorar.
A panela de pressão elétrica é um eletrodoméstico revolucionário que tem ganhado popularidade por suas vantagens notáveis na cozinha, e o feijão é um dos alimentos mais beneficiados por essa tecnologia.
Prepare-se para descobrir como tornar o processo de cozinhar feijão mais simples e prático, proporcionando mais tempo para desfrutar das suas refeições com a família e os amigos. Vamos mergulhar nessa aventura culinária!
Índice
4 Passos para fazer Feijão na panela de pressão
Para não ter erro, siga esses passos simples que vamos lhe mostrar que você vai fazer um feijão delicioso.
1º Passo – Separe os feijões
- Lembro da minha avó sentada na ponta da mesa da cozinha separando atenciosamente os feijões antes de começar a preparar. Esta é uma etapa importante de pré-seleção dos grãos.
- Separe os que estiverem visualmente feios ou danificados.
2º Passo – Deixar de molho
- Programe-se para deixar o feijão de molho de 6 a 12 horas. Portanto se for fazer para o almoço, separe e deixe de molho na noite anterior, já se for preparar para o jantar, deixe separado e em molho pela manhã.
- Para deixar de molho, deixe totalmente coberto de água e adicione algumas gotas de limão ou vinagre, de preferência deixe na geladeira, o ideal é trocar a água de molho duas vezes durante esse período, isso fará com que o feijão cozinhe mais rápido, melhor e solte as substâncias que podem causar indigestão.
- Observe se algum grão ficar boiando durante o molho, descarte ele.
3º Passo – Cozinhando feijão
- Descarte a água do molho e lave bem o feijão, pois essa deve estar suja. Pegue sua panela de pressão elétrica, coloque o feijão dentro e agora vamos adicionar água.
- A medida é de 2 xícaras e 1/2 de água para cada xícara de feijão, essa quantidade é um pouco menor que a utilizada na panela de pressão comum pois a panela de pressão elétrica libera menos vapor.
- Neste modo de preparo deixe para temperar na próxima etapa.
- A partir do momento que a panela pegar pressão começamos a contar o tempo, pode variar de 10 a 15 minutos. não deixe passar muito pois o feijão pode ficar mole e virar uma massa.
- Após o termino do tempo, deixe a pressão sair naturalmente, abra a panela com cuidado, confira o ponto se estiver bom já pode temperar.
Dica: Se você gosta de um caldinho um pouco mais grosso, separe um pouco de feijão e esmague com um garfo e depois misture novamente, isso vai engrossar o caldo.
4º Passo – Temperando o feijão
Para temperar seu feijão, você pode utilizar vários tipos de condimentos. Uma das principais começa refogando alho , cebola, bacon e linguiça calabresa.
Você vai precisar de :
- 3 dentes de alho cortados
- 2 cebolas cortadas
- 250gr de Bacon cortado
- 250gr de Linguiça calabresa cortada
- A quantidade pode mudar de acordo com seu gosto.
- Se você adicionar mais ingredientes e em maior quantidade quase se transforma em uma feijoada!
- Mas se tiver interesse veja nossa receita de feijoada Brasileira aqui.
Misture tudo bem, adicione sal, deixe ferver por 3 minutos, está pronto.
Receita de Feijão na Panela de Pressão Elétrica

Ingredientes
- 500g de feijão de sua preferência (preto, carioca, etc.), previamente lavado e escorrido
- 1 cebola média, picada
- 3 dentes de alho, picados
- 2 colheres de sopa de óleo ou azeite
- 1 folha de louro (opcional)
- Sal a gosto
- 1,5 litros de água aproximadamente
Modo de Preparo
- Coloque o feijão lavado na panela de pressão elétrica e cubra com água suficiente para cobrir os grãos, com cerca de 2 dedos acima do nível do feijão.
- Deixe de molho por 8 horas ou durante a noite (opcional, mas ajuda a reduzir o tempo de cozimento).
- Não recomendamos pular essa etapa.
- Escorra a água do feijão e lave-o novamente.
- Na panela de pressão elétrica, aqueça o óleo ou azeite em modo “refogar” ou “dourar” (se disponível).
- Adicione a cebola e o alho e refogue até processar dourados e perfumados.
- Neste modo de preparos temperos são feitos antes na panela e cozidos junto do feijão.
- Acrescente o feijão escorrido e misture bem com a cebola e o alho refogados.
- Adicione a folha de louro (se estiver usando) e coloque água na panela até que cubra o feijão com cerca de 2 a 3 dedos acima.
- Tempere com sal a gosto.
- Feche a tampa da panela de pressão elétrica e selecione o modo de pressão alta (ou de acordo com as indicações do modelo da sua panela).
- Cozinhe o feijão por aproximadamente 30 a 40 minutos, dependendo do tipo de feijão e da potência da sua panela de pressão elétrica.
- Após o tempo de cozimento, ferva a panela e deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir a tampa.
- Verifique a consistência do feijão.
- Se estiver pronto, ótimo!
- Caso ainda esteja duro, cozinhe por mais alguns minutos com a tampa fechada.
- Ajuste o sal, se necessário, e sirva o feijão quentinho acompanhado de arroz, carne, legumes ou da maneira que preferir.
- Tempo de preparo: 50 minutos
- Serve: 6 pessoas
Receita Fácil de Feijão Carioca na Panela de pressão Elétrica

Ingredientes
- 1 Xícara de Feijão Carioca
- 3 Xícaras de Água
- 2 Dentes de Alho Picados
- 1/2 Cebola Picada
- 1 Envelope de Sazón
- Sal a gosto
- Óleo
Modo de Preparo
- Lave o feijão.
- Coloque na panela juntamente com a água.
- Tampe a panela, coloque 30 minutos na pressão alta.
- Ao terminar o cozimento, refogue no fogão convencional o alho e a cebola.
- Coloque no feijão e acrescente os demais ingredientes.
- Tampe a panela deixe no modo função dourar por no máximo 5 minutos (válvula levantada), para engrossar o caldo.
- Tempo de preparo: 45 minutos
- Serve: 6 pessoas
Perguntas Frequentes
Qual o tempo de cozimento do feijão?
A partir do momento que pega pressão na panela, de 10 a 15 minutos é o tempo de cozimento do feijão, esse tempo pode variar de acordo com a quantidade de feijão na panela.
Qual o tempo mínimo para deixar o feijão de molho?
Tempo mínimo é de 4 horas, porém recomendamos deixar entre 6 a 12 horas em uma mistura de água com algumas gotas de limão ou vinagre, de preferência na geladeira e trocar a água duas vezes durante esse tempo.
- Sopa da Pedra (Almeirim)A Sopa da Pedra é uma sopa tradicional da cozinha portuguesa, originária de Almeirim, em Santarém, no centro de Portugal. É uma sopa consistente e rica, feita à base de carne, enchidos, feijão, couve,… Ler mais »Sopa da Pedra (Almeirim)
- Feijoada BrasileiraFeijoada é um guisado de feijão com carne, geralmente acompanhada com arroz. Este prato tradicional teve origem no norte de Portugal, sendo atualmente um dos mais típicos da cozinha brasileira. Há, no… Ler mais »Feijoada Brasileira
- Bacalhau no Forno com Batatas às Rodelas: Uma Tradição DeliciosaO bacalhau no forno com batatas às rodelas é uma daquelas receitas que trazem consigo o sabor da tradição, combinando simplicidade com um resultado gastronômico excepcional. Este prato, rico em sabores… Ler mais »Bacalhau no Forno com Batatas às Rodelas: Uma Tradição Deliciosa
- Bolo de Bolacha com Natas e Caramelo: Uma Doce Tradição que Encanta PaladaresO bolo de bolacha com natas e caramelo é uma sobremesa clássica que combina a simplicidade com um sabor irresistível. Este doce é particularmente popular em Portugal, mas também é apreciado… Ler mais »Bolo de Bolacha com Natas e Caramelo: Uma Doce Tradição que Encanta Paladares
- Figos com Mascarpone e Mel: Uma Sobremesa Elegante e FácilIntrodução Os figos com mascarpone e mel são uma sobremesa irresistivelmente simples e sofisticada, perfeita para impressionar em ocasiões especiais ou para uma indulgência no dia a dia. A doçura natural… Ler mais »Figos com Mascarpone e Mel: Uma Sobremesa Elegante e Fácil
- Gelatina de Figo com HortelãSe você tá procurando uma sobremesa leve, refrescante e cheia de charme, a gelatina de figo com hortelã é uma escolha perfeita! É uma combinação delicada, com o toque doce do… Ler mais »Gelatina de Figo com Hortelã