Pular para o conteúdo
Home » O pino da Panela de Pressão não gira: é normal? O que posso fazer?

O pino da Panela de Pressão não gira: é normal? O que posso fazer?

  • por
Compartilhe!
Pino da panela de pressão soltando vapor e girando

É importante aprendermos mais sobre esse utensílio muito utilizado na culinária, e tirar suas dúvidas se é normal o pino da panela de pressão não girar também. Afinal, existem vários registros de acidentes decorrentes de problemas com ele.

Compreender o funcionamento correto do mecanismo ajudará você a distinguir se sua panela está com algum problema ou não. As informações que vamos te mostrar a seguir sobre o assunto são muito importantes, então vamos lá!

Índice

Funcionamento do Pino da panela de pressão

É preciso entender como o mecanismo funciona para poder identificar se ele está com problemas não é mesmo! Aqui estão algumas dicas para você entender melhor como o pino da panela de pressão funciona.

  • Ele serve para controlar a pressão interna gerada pela ebulição da água, esse processo ´muito intenso, o mecanismo libera parcialmente o vapor interno.
  • Ao liberar o vapor, devido a força e pressão, ele se mexe e gira.
  • Caso a pressão interna esteja acima da capacidade de liberação do pino, a válvula de segurança é acionada para controla-la.

Observação: O pino não é o único responsável pelo funcionamento correto da panela, mas não deixe de prestar atenção se ele não girar.

O Pino da panela de pressão não gira, é normal?

  • Não é normal! Para que a pressão saia de forma adequada, ele precisa girar. Um entupimento pode ser a causa do problema.

Confira os seguintes itens que podem causar problemas:

  • Alimento ou água acima do limite interno da panela.
  • Limpeza ruim ou falta de limpeza no pino causando entupimento.
  • Desgaste no peso, estrutura ou deformação.
  • Encaixe ou posicionamento ruim da peça.
Pino da panela de pressão

Observação: Em muitos casos a limpeza já é suficiente para desentupir, porem, se não for o seu caso, providencie a substituição da peça e tenha em mente que sua durabilidade é de aproximadamente 5 anos.

Trocar o pino da panela de pressão é possível? Vai resolver o meu problema?

Peças para trocar na pana de pressão pino borracha e válvula de segurança

Trocar o pino da panela de pressão é possível sim! Muitas vezes a substituição já resolve seu mau funcionamento, pode s a melhor solução. Não é difícil encontrar um lugar que faça esse tipo de serviço e também existem lojas que vendem somente essa peça para troca.

Não recomendamos que você tente trocar a peça em casa por conta própria se não tiver o conhecimento adequado, procure um profissional especializado para fazer o serviço. Assim você pode evitar sérios problemas.

Perguntas Frequentes

Como fica o pino da panela de pressão?

Ele deve ficar normalmente abaixado, e só se mexer e levantar após a panela pegar pressão, assim ele começa a girar apitar e liberar o vapor.

O que pode ser quando sai água pelo pino da panela de pressão?

Significa que você colocou água ou alimento ama do limite recomendado, e está muito próximo á tampa, fazendo com que saia liquido junto com vapor.

O que fazer se sai água do pino da panela de pressão?

Desligue a panela de pressão, espere esfriar para poder abrir com segurança, ajuste a quantidade de água ou alimento na parte interna, verifique se a válvula não entupiu para não causar problemas maiores.

O pino da panela de pressão gira muito rápido?

Não, esse pode ser um sinal de que ele está prestes a entupir. Desligue o fogo da panela, e faça uma boa limpeza para evitar problemas.

  • Arroz Integral
    Compartilhe!O arroz integral é uma ótima escolha para quem busca uma alimentação mais saudável e equilibrada. Diferente do arroz branco, ele mantém a casca e o germe, o que preserva seus nutrientes e fibras. Além… Ler mais »Arroz Integral
  • Arroz Frito
    Compartilhe!Arroz frito é aquele prato que salva qualquer refeição! É prático, versátil e super saboroso. Basicamente, faz-se com arroz cozido, legumes, ovos e alguma proteína (frango, camarão ou até tofu). O toque especial fica por… Ler mais »Arroz Frito
  • Arroz Estúdio
    Compartilhe!O Arroz Estúdio é um prato que une o melhor dos sabores tradicionais com a criatividade contemporânea da culinária moderna. Essa receita transforma um ingrediente básico, o arroz, em uma verdadeira obra-prima gastronômica. Ideal para… Ler mais »Arroz Estúdio
  • Kafta de carne moída:
    Compartilhe!Vamos experimentar uma receita que vai te transportar diretamente para o Oriente Médio? Apresento a você a kafta de carne moída, uma opção irresistível e cheia de sabor! Imagine-se saboreando espetinhos suculentos de carne moída… Ler mais »Kafta de carne moída:
  • Arroz de Pato
    Compartilhe!Arroz de Pato é um prato clássico da culinária portuguesa que combina arroz cozido com pato desfiado, tudo temperado com uma variedade de especiarias e ingredientes que dão um sabor único e reconfortante. Originário da… Ler mais »Arroz de Pato
  • Quirerinha com carne moída
    Compartilhe!Que tal experimentar uma receita que é pura tradição e sabor? Apresento a você a quirerinha com carne moída, um prato simples e delicioso que vai conquistar seu coração! Imagine-se saboreando cada garfada dessa combinação… Ler mais »Quirerinha com carne moída

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *