Conhecido por ser tradição em festas juninas, o quentão tem duas versões existentes, a com álcool e sem, que tem como intuito atender diferentes públicos, como crianças, idosos e pessoas que não consomem álcool. Existem informações que relatam que o quentão era consumido desde a época do Império Romano e que ao ser trazida para a América Latina foi modificada.
Outra versão existente é de que a bebida surgiu no interior de Minas Gerais e São Paulo, e que também tem ligação com a cana-de-açúcar durante a colonização. A bebida teria sido adaptada e popularizada durante as festas juninas, que celebram os santos populares São João, São Pedro e Santo Antônio.
A versão tradicional do quentão que leva álcool, é feita misturando cachaça, açúcar, gengibre, cravo, canela e cascas de frutas cítricas em uma panela, e aquecendo tudo até que os sabores estejam bem incorporados. No entanto, para criar uma versão sem álcool, a cachaça é simplesmente omitida da receita, deixando o sabor picante do gengibre, cravo e canela como os principais elementos da bebida.
A versão sem álcool do quentão é uma alternativa popular para aqueles que desejam desfrutar do sabor tradicional da bebida e da atmosfera festiva das festas juninas sem os efeitos do álcool. Pode ser servida quente e é uma opção quente e reconfortante para os meses mais frios do ano. Além disso, é uma escolha adequada para pessoas de todas as idades.
Índice
Quentão sem álcool
Equipamento
- 1 Panela grande
Ingredientes
- 1 garrafa de 500 ml de suco de uva
- 500 g de açúcar
- Canela em pau a gosto
- 2 limões em rodelas
- 3 garrafas de 500 ml de água
- 100 g de gengibre
- 10 g de cravo
Instruções
- Em uma panela grande, adicione o suco de uva, o açúcar e a água
- Deixe aquecendo
- Depois adicione o cravo, o gengibre, a canela e as rodelas dos limões em um tecido, podendo ser um pano de prato limpo
- Em seguida, coloque esse sachê dentro da panela
- Deixe levantar fervura, por cerca de 10 minutos
- Está pronto, só servir
Veja também
Batida de Abacaxi com Morango sem Álcool
Drink de Limão sem Álcool
Pinã Colada – A Bebida Nacional de Porto Rico
Conclusão
Em suma, o quentão sem álcool é a escolha perfeita para compartilhar a tradição das festas juninas com todos, desde os mais jovens aos que preferem não consumir bebidas alcoólicas. Ele mantém a autenticidade do sabor e o calor das celebrações, tornando-se uma opção inclusiva e deliciosa para todas as ocasiões festivas.
- Sopa da Pedra (Almeirim)A Sopa da Pedra é uma sopa tradicional da cozinha portuguesa, originária de Almeirim, em Santarém, no centro de Portugal. É uma sopa consistente e rica, feita à base de carne, enchidos, feijão,… Ler mais »Sopa da Pedra (Almeirim)
- Feijoada BrasileiraFeijoada é um guisado de feijão com carne, geralmente acompanhada com arroz. Este prato tradicional teve origem no norte de Portugal, sendo atualmente um dos mais típicos da cozinha brasileira. Há,… Ler mais »Feijoada Brasileira