Quando pensamos em rissóis, vem-nos de imediato à mente os salgados, tão apreciados por grande parte de nós. No entanto, os rissóis também podem ser doces, sendo que o nome se deve sobretudo ao seu formato, uma vez que são cozidos no forno e não fritos.
Nesta receita, os rissóis levam um saboroso recheio, feito com mirtilos, ananás em calda, amido de milho e açúcar.
Ingredientes:
(6 rissóis)
Para a massa
- 250 g de farinha
- 1 pacote de fermento
- 30 g de açúcar
- 1 pacote de açúcar baunilhado
- 1 pitada de sal
- 100 g de manteiga
- 1 gema
- 1 ovo inteiro
- açúcar em pó q.b.
Para o recheio
- 400 g de mirtilos congelados
- 60 g de açúcar
- 4 fatias de ananás em calda
- 1 colher de amido de milho
Confeção:
Coe os mirtilos e polvilhe-os com 30 g de açúcar. Deixe-os descongelar completamente no frigorífico.
Aqueça o sumo de mirtilo que filtrou, juntamente com a calda do ananás e o restante açúcar. Mergulhe os mirtilos durante 2 minutos, escorra-os e ponha-os numa terrina.
Adicione as fatias de ananás cortadas aos pedaços e misture bem.
Se o caldo que ficou no tacho estiver demasiado líquido, mantenha-o em lume médio e junte a maisena, desfeita num pouco de água fria. Misture a calda obtida e deite-a sobre os frutos.
Misture a farinha e o fermento e espalhe-os sobre a superfície de trabalho.
Acrescente os dois tipos de açúcar, o sal, a manteiga cortada aos pedaços e o ovo. Trabalhe os ingredientes até obter uma massa firme e homogénea e estenda-a sobre a área que polvilhou anteriormente.
Corte 6 discos da massa e distribua o preparado de mirtilos, aplicando-o sobre metade de cada disco. Deixe os bordos livres e humedeça-os com um pouco de água.
Dobre os discos e feche-os esmagando muito bem os bordos. Bata a gema com um pouco de água e pincele a massa.
Disponha os rissóis sobre um tabuleiro untado com manteiga e coza-os durante 15 a 20 minutos, em forno pré-aquecido a 230º C. Polvilhe de seguida com açúcar em pó.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.