O whisky sour é um clássico coquetel presente no mundo da coquetelaria, em sua composição tem whisky, suco de limão, xarope de açúcar e, por vezes, clara de ovo.
Ele ganha reconhecimento por misturar sabores de maneira equilibrada, proporcionando uma combinação envolvente de doce, azedo e amargo.
A função do suco de limão dentro do drink é dar acidez e frescor, o xarope de açúcar fornece doçura equilibrando a acidez do limão, e a clara do ovo da uma textura cremosa e uma espuma delicada.
Para aprendermos a receita, é interessante saber como surgiu o whisky.
Índice
História do Whisky
O whisky tem uma história rica que remonta a vários séculos, e embora a origem seja frequentemente disputada, as raízes da produção de destilados, precursora do whisky, datam de civilizações antigas.
A arte da destilação era conhecida por culturas antigas, incluindo os babilônios e egípcios, que destilavam essências para fins medicinais e rituais religiosos.
Acredita-se que a prática de destilar grãos para produzir uma bebida alcoólica evoluiu na Irlanda e na Escócia durante a Idade Média.
Frequentemente atribui-se aos monges irlandeses a introdução da destilação na região.
Os irlandeses portanto foram pioneiros na produção de uísque (ou whiskey) e desenvolveram métodos de destilação mais refinados.
O termo “uisce beatha” em gaélico irlandês significa “água da vida”, que evoluiu para “usquebaugh” e, finalmente, para “whiskey”.
Na Escócia, a produção de whisky também ganhou destaque, com destilarias estabelecidas em diversas regiões, cada uma contribuindo para características únicas.
O Scotch whisky é conhecido por suas diversas variedades, incluindo single malt e blended Scotch.
Em suma, existem diferentes tipos de whisky, incluindo bourbon nos EUA, que tem requisitos específicos de produção, e o whisky japonês, que ganhou reconhecimento mundial pela sua qualidade.

Receita do Whisky Sour
Whisky Sour
O Whisky Sour, com sua harmoniosa fusão de bourbon encorpado, suco de limão cítrico e o toque sutil de xarope de açúcar, é uma celebração de sabores equilibrados em cada gole.
- Coqueteleira
- dosador
- copo ou taça para coquetel
- 1 dose de suco de limão
- 1 dose de whisky
- 1 colher de chá de açúcar
- Gelo picado a gosto
- Pegue o copo ou taça que será servido e molhe a borda com o limão
- Após isso passe no açúcar e reserve
- Em uma coqueteleira, adicione o whisky, gelo, açúcar e o suco de limão
- Agite bem
- Passe para o copo ou taça
- Sirva gelado
Ideal para abrir o apetite!
Conclusão
Em suma, o Whisky Sour transcende o simples status de coquetel, é uma obra-prima líquida que encapsula a arte de equilibrar o robusto calor do whisky com a vivacidade do suco de limão.
Culminando em uma experiência sensorial que perdura na memória, uma celebração inesquecível de sabor refinado.
Veja também
[wptb id=41365]Perguntas Frequentes
O que é um drink sour?
Sour é uma família de coquetéis ácidos que em sua composição clássica utiliza-se apenas 3 ingredientes, o destilado base, suco de limão e açúcar.
O que é bom para misturar com o whisky?
Além do limão, também é bom para misturar o mel, guaraná, água tônica, gelo de água de coco, highball.
- Biscoitos Dedos de Bruxa
O Halloween (Dia das Bruxas) celebra-se no dia 31 de outubro, data em que, cada vez mais, as crianças associam a momentos de diversão pela possibilidade de se mascararem de fatasmas… Ler mais »Biscoitos Dedos de Bruxa - Cheesecake Teia de Aranha
Tal como o Bolo de Abóbora com Teia de Aranha, este cheesecake é um complemento perfeito para as festas de Halloween, cada vez mais comuns entre os adultos, e que as crianças… Ler mais »Cheesecake Teia de Aranha