Avançar para o conteúdo
Home » Bolo Preto da Madeira

Bolo Preto da Madeira

Compartilhe!

O bolo preto é uma das  receitas mais conhecidas da doçaria regional madeirense, muito usado como bolo de casamento dos noivos camponeses ou nos festejos natalícios. São poucas as casas que, na Madeira, não têm este bolo na mesa de Natal.

Esta receita tradicional é atribuída ao concelho da Ribeira Brava, tendo sido recolhida pela Confraria Gastronómica da Madeira. A massa é enriquecida com mel de cana, frutos secos ou cristalizados, canela, noz-moscada, vinho da Madeira e cerveja. É, pois, um bolo muito rico, saboroso e húmido que se conserva bem, podendo mesmo ser congelado.

Ingredientes:

  • ½ noz-moscada ralada
  • 1 cálice de vinho da Madeira
  • 1 colher (chá) de canela
  • 10 g de bicarbonato de soda
  • 200 ml de cerveja preta
  • 200 ml de leite
  • 250 ml de mel de cana
  • 25 g de banha
  • 250 g de manteiga
  • 300 g de frutos secos ou cristalizados
  • 4 ovos
  • 500 g de açúcar
  • 500 g de farinha de trigo
  • raspas da casca de 1 limão

Confeção:

Ligue o forno a 170º C.

Unte uma forma redonda e forre-a com papel vegetal, também ele untado. Reserve.

Derreta a manteiga e a banha num tacho e reserve.

Misture o leite com a cerveja, o mel de cana e o vinho da Madeira.

Adicione os ovos, um a um, seguidos da manteiga e da banha derretidas.

À parte, misture, sem bater, o açúcar com a soda, a noz-moscada, a raspa do limão, a farinha, a canela e os frutos secos/cristalizados partidos.

Deite o preparado de mel sobre esta mistura e envolva bem, até ficar homogéneo.

Deite na forma e leve ao forno durante 1 hora.

Desenforme o bolo morno.

Dica:

Como nem todos os fornos são iguais, após o tempo de cozedura, faça o teste do palito e, se achar que o bolo ainda não está pronto, cubra-o com papel de alumínio e deixe ficar mais um pouco.
Sugestão enviada pelo Francisco Pereira

10 comentários em “Bolo Preto da Madeira”

  1. Gosto muito deste bolo faço muitas vezes, só basta dizer que é um bolo tradicional da Madeira. É a minha santa terra, estou em Lisboa e já não passo o natal na madeira há 26 anos…
    Façam este bolo e um feliz natal!

  2. Este é o bolo da minha infância, quando minha querida vó Bina procedente da ilha da Madeira fazia para seus netos brasileiros. O perfume e o sabor o carinho e o amor ainda estão guardados na minha mente e coração. E a tradição ainda continua mesmo sem minha vó, todos os anos no Natal minha mãe faz o Bolo preto. E todos nós esperamos ansiosos para sentir o aroma e o sabor do Natal.

    1. Olá Marlene, faça com farinha de trigo e não deixe a cerveja porque fica muito líquido. Com os outros ingredientes e nas doses recomendadas ainda fica um pouco mole mas depois de cozido fica óptimo.
      Bom proveito.
      Mercês Mendonça

  3. Bom dia! Pesquisei e deparei-me com esta “excelente” receita! Aquando da sua confecção deparei-me que existia ingredientes em demasia, ou em maior quantidade pois ao juntar o preparado liquido ao seco sobrou +/- 200 ml de liquido, porque se juntasse o bolo ficaria num autentico batido…Aconselho-lhe a preparar o bolo primeiro, depois postar! Agradeço a atenção

    1. Olá, Cecília, tem razão, o bolo deve ficar muito líquido com todos esses ingredientes, eu nunca deito a cerveja.
      Se o fizer novamente, experimente sem a cerveja, de resto são essas as quantidades dos outros ingredientes. A massa fica um pouco mol mas depois de cozido o bolo fica óptimo e se o colocar no frigorífico fica mais húmido, experimente.
      Cumprimentos, Mercês

    2. Boa noite! Este bolo tem mesmo a massa muito líquida. Só se deve por até ao meio da forma e cozer em forno médio. Assim me ensinou a minha Tia-Avó…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *