Pular para o conteúdo
Home » Biscoito da Teixeira

Biscoito da Teixeira

Compartilhe!

O Biscoito, ou Doce da Teixeira, é um doce regional muito popular no norte de Portugal, maioritariamente na região do Douro. É um bolo com formato retangular e de consistência compacta, não muito doce, mas viciante, tendo um sabor intenso e característico, derivado do uso do limão e, em alguns casos, da canela. Conserva-se por muito tempo, mesmo à temperatura ambiente.

A receita é oriunda da localidade com o mesmo nome, no concelho de Baião, onde também recebe o nome de Pão da Teixeira. Embora não se consiga determinar ao certo a sua origem, os testemunhos orais apontam para que seja uma receita com mais dois séculos, passada de geração em geração e de romaria em romaria. Conta-se, ainda, que o biscoito da Teixeira estaria associado a origens humildes, atendendo ao uso de poucos ingredientes na sua confeção e ao facto de ser vendido em festas populares.

O biscoito da Teixeira mais comum encontra-se à venda em qualquer feira, festa ou romaria da região do Douro, tradicionalmente vendido em sacos plásticos. É um doce tão popular nesta região que há mesmo um ditado que o refere, ao comparar uma pessoa que aparece em todo o lado com o biscoito da Teixeira, também ele omnipresente.
Há um outro, que os residentes de Teixeira fazem sempre em dias de festa ou em alturas especiais. Este é geralmente cozido da forma tradicional, em fornos de lenha, e distingue-se por ter pouca quantidade de água para evitar que fique demasiado húmido e empapado.

No que se refere ao sabor e coloração, há duas variantes da receita do biscoito da Teixeira – numa delas, a massa é branca e destaca-se o sabor do limão; outra, de aspeto mais amarelado, leva canela e ovos.

Ingredientes:

  • 1 dúzia de ovos
  • 1 kg de açúcar amarelo
  • 1 kg de farinha
  • 200 ml de água
  • 50 g de bicarbonato de sódio
  • raspa de 1 limão
  • 1 colher (sobremesa) de canela

Confeção:

Misture os ovos e, depois de bem batidos, junte o açúcar. Bata novamente até a mistura engrossar.

Junte o bicarbonato, dissolvido na água, e a raspa de limão. Misture bem.

Adicione a farinha e envolva-a, de forma a ligar os  ingredientes.

Deite numa forma retangular, devidamente untada.

Leve  a cozer, em forno pré-aquecido a 190º C, durante 30 minutos.

Foto: www.findingdouro.blogspot.com

4 comentários em “Biscoito da Teixeira”

  1. Bom dia.
    Ha um outro biscoito da Teixeira, bastante popular no Douro, que nao leva ovos, e’ mais esbranquicado e geralmente feito como um rectangulo com dois buracos rectangulares.
    Onde posso encontrar a receita para este outro Biscoito da Teixeira?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *