Pular para o conteúdo
Home » Bolo do Caco (Madeira)

Bolo do Caco (Madeira)

Compartilhe!

O bolo do caco é um pão de trigo típico do arquipélago da Madeira. Embora não se tratando propriamente de um doce, esta é uma das receitas tradicionais portuguesas que merece destaque neste espaço.

Pode ser consumido como entrada, acompanhamento ou mesmo como iguaria principal. Normalmente, é barrado com manteiga de alho a derreter, doces ou compotas, podendo também ser a base de uma sandes.

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 150 ml de água + q.b. p/ cozer as batatas-doces
  • 25 g de fermento de padeiro
  • 750 g de batata-doce

Confeção:

Descasque as batatas, leve-as a cozer em água e reduza-as a puré.

Desfaça o fermento na água e acrescente o sal.

Coloque a farinha numa superfície limpa, abra um buraco no meio e deite nele a batata-doce e o fermento. Deixe a massa fermentar durante 2 a 3 horas.

Quando a massa de pão estiver lêveda, divida-a em bolas e achate-as (numa superfície polvilhada com farinha) de modo a formar uma bolacha com a espessura de 3 cm e aproximadamente um palmo de diâmetro.

Coloque as bolachas no caco (frigideira de pedra mole) ou numa chapa bem quente e deixe cozer até ganhar uma crosta fina, mas ligeiramente queimada. Vire-as e deixe cozer igualmente do outro lado. Depois, rode os bolos do caco, já cozidos, de modo a alourar também os bordos.

3 comentários em “Bolo do Caco (Madeira)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *