O Bolo Creole de Frutas é típico dos Estados Unidos da América, consistindo numa receita farta, apelativa e saborosa. A sua apresentação e o recheio com frutos secos, tornam este bolo numa excelente opção para o Natal ou passagem de ano.
Ingredientes:
Para a massa
- 1 colher (café) de fermento em pó
 - 225 g de açúcar
 - 230 g de manteiga
 - 240 g de farinha de trigo
 - 4 ovos
 
Para o recheio
- ½ colher (café) de cravo em pó
 - ½ colher (café) de noz-moscada
 - 1 colher (chá) de canela
 - 1 pitada de sal
 - 100 g de ameixas picadas
 - 100 g de laranja cristalizada picada
 - 100 g de nozes picadas
 - 360 ml de conhaque
 - 360 ml de whisky
 - 400 g de açúcar mascavado
 - 400 g de sultanas
 - 900 g de passas
 - gotas de baunilha q.b.
 
Para a cobertura e decoração
- 2 colheres (sopa) de água
 - 300 g de geleia de damasco
 - nozes pecãs q.b.
 
Confeção:
De véspera, misture os ingredientes do recheio e leve a cozinhar, em lume brando, durante 15 minutos. Passado esse tempo, retire e deixe arrefecer.
Coloque no frigorífico até o dia seguinte, numa tigela tapada.
Para a massa, bata a farinha, o fermento, o açúcar e a manteiga até formar um creme. Ponha os ovos, um a um, e bata bem a cada adição. Acrescente o recheio e mexa bem.
Deite o preparado numa forma redonda, forrada com papel-manteiga untado, e leve a cozer, em forno pré-aquecido a 150º C.
Para a cobertura, aqueça a geleia, misturada com a água.
Pincele a superfície do bolo, depois de cozido, com metade da geleia. Disponha as nozes a gosto e pincele com a geleia restante.