Pular para o conteúdo
Home » Bolo de Laranja

Bolo de Laranja

Compartilhe!

O bolo de laranja é uma das receitas tradicionais que ocupa um lugar privilegiado nas nossas memórias de infância. A receita é muito simples de preparar e o resultado é um bolo deliciosamente húmido, aromático e apetecível.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 100 ml de suco de laranja
  • 150 g de açúcar
  • 150 g de manteiga
  • 250 g de farinha
  • 3 ovos
  • raspa de 1 laranja

Confeção:

Bata a manteiga com uma porção de açúcar até obter um preparado cremoso.

À parte, junte os ovos, tendo o cuidado para não deixar absorver completamente o primeiro antes de acrescentar o segundo, e assim sucessivamente.

Misture a farinha e o fermento e, em seguida, deite o açúcar restante e os ovos, em chuva, sobre o creme de manteiga (incorpore delicadamente para não deixar sair da massa o ar que já se formou no seu interior e que irá determinar a levedação e a textura do bolo).

Finalmente, junte e misture o suco e a raspa de laranja.

Deite o preparado numa forma previamente untada e polvilhada. Leve a cozer durante 50 minutos (1 hora em forno pré aquecido a 150-180º C).

O bolo está pronto quando começar a descolar-se das paredes da forma; no entanto, deverá verificar a cozedura com um palito na parte mais densa do bolo (se o palito sair seco e limpo, está cozido).

Desenforme o bolo e deixe arrefecer sobre uma grelha. Caso tenha dificuldade em desenformar, vire a forma em cima da grelha e cubra-a com um pano molhado com água fria, torcido e dobrado em quatro partes; quando o vapor começar a sair do pano, o seu bolo de laranja descolar-se-á facilmente da forma.

3 comentários em “Bolo de Laranja”

  1. Não entendi muito bem a mistura dos ovos, (deixar absorver, etc…??) Poderia por favor exemplificar melhor? Obrigada

    Alcina Borges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *