Estas filhós, típicas de Natal e muito populares em certas regiões de Portugal, são aromatizadas com aguardente bagaceira e regadas com uma calda de mel. No final, são polvilhadas com os tradicionais açúcar e canela.

Receita de Filhós de Natal
Ingredientes:
Para as filhós
- 1 colher (chá) de sal
- 100 ml de aguardente bagaceira
- 100 ml de azeite
- 100 ml de leite
- 20 g de fermento de padeiro
- 750 g de farinha
- 8 ovos
Calda
- 300 g de mel
- 100 ml de água
Cobertura
- açúcar e canela q.b.
Confecção:
Dissolva o fermento no leite morno, juntando-lhe o sal e um pouco de farinha. Misture até obter uma massa leve e deixe repousar durante 15 minutos.
Deite a massa num alguidar, adicione um pouco de azeite e 3 ovos batidos. Bata tudo muito bem.
Acrescente o restante azeite, a aguardente e os ovos excedentes, batendo de novo a massa (note que esta deve ficar mais macia do que para o pão). Se necessário, adicione um pouco de leite.
Abafe a massa e deixe-a levedar durante 4 horas em local ameno.
Passado o tempo de fermentação, ponha o azeite ao lume e, com as mãos oleadas, tire bocados de massa (aproximadamente do tamanho de um ovo), estique-a numa rodela muito fina, fazendo-lhe buracos com as pontas dos dedos.
Mergulhe as filhós no azeite e vá-as esticando, a fim de manterem a forma original, pois a tendência será de crescer para cima. Deixe-as dourar dos dois lados e ponha-as a escorrer sobre papel absorvente.
Frita toda a massa, leve o mel a levantar fervura juntamente com a água. Reduza o calor e passe as filhós pela calda, polvilhando-as depois com açúcar e canela.
Veja também:
[wptb id=41972]- Biscoitos Dedos de Bruxa
O Halloween (Dia das Bruxas) celebra-se no dia 31 de outubro, data em que, cada vez mais, as crianças associam a momentos de diversão pela possibilidade de se mascararem de fatasmas ou… Ler mais »Biscoitos Dedos de Bruxa - Cheesecake Teia de Aranha
Tal como o Bolo de Abóbora com Teia de Aranha, este cheesecake é um complemento perfeito para as festas de Halloween, cada vez mais comuns entre os adultos, e que as crianças irão… Ler mais »Cheesecake Teia de Aranha - Cupcakes Fantasma
Estes cupcakes, que ficam com uma apresentação muito bonita e sugestiva, farão as delícias dos mais novos no Halloween. A preparação é muito simples e consiste na conjugação de componentes como os cupcakes, marshmallows,… Ler mais »Cupcakes Fantasma - Bolacha de Araruta – Bolacha Amanteigada
Bolacha de Araruta – Bolacha Amanteigada, também conhecido como sequilho, a araruta é uma planta de rizoma fibroso, do qual se extrai um polvilho fino, extremamente branco, usado no preparo de… Ler mais »Bolacha de Araruta – Bolacha Amanteigada
azevias