As merendeiras são doces típicos dos Santos que expressam a sabedoria de uma tradição ainda bem enraizada em Portugal. O resultado são uns bolos deliciosos, doces, aromáticos, remetendo-nos para as recordações da nossa infância… Esta receita, típica da região de Leiria, é uma das muitas variantes regionais das merendeiras. Apresentamo-la com os detalhes da receita tradicional, tal como as nossas avós faziam (incluindo o sinal da cruz, para que a levedura da massa corresse bem e esta ficasse boa para tender). Poderá seguir a tradição ou simplesmente ficar a conhecê-la, porque antigamente eram rituais que eram sempre cumpridos aquando da confeção destes doces ou até do pão caseiro.
Além de serem doces tradicionais do dia de todos os Santos, as merendeiras são doces muito versáteis, podendo ser comidos em qualquer altura do ano. Podem ser saboreadas simples ou com frutos secos, a acompanhar uma chávena de chá, de café ou somente como uma guloseima, a qualquer altura do dia.
Podem ser congeladas e mantidas no congelador durante meses. Tendem a endurecer ao fim de três dias, mas mesmo assim são deliciosamente boas, torradas e saboreadas simples ou barradas com um pouco de manteiga, doce ou marmelada.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de soda
- 1 colher (sopa) de canela
- 1 kg farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de erva-doce
- 250 ml de azeite
- 300 g de açúcar
- 300 g de açúcar amarelo
- 4 ovos + q.b. p/ pincelar os bolos
- 50 g de fermento biológico
- frutos secos a gosto
- leite q.b. p/ diluir o fermento
- raspa de 2 limões
Confeção:
Dilua o fermento em leite morno e envolva em 250 g de farinha.
Deixe levedar 1 a 2 horas (dependendo da temperatura ambiente), em lugar reservado.
Num alguidar de barro, bata os ovos com o sal e o açúcar, juntando depois o azeite morno e a raspa dos limões.
Adicione à massa o fermento já levedado e bata bem.
À parte, misture a farinha restante com a soda e as especiarias. Junte gradualmente este preparado à massa, amassando sempre. Por fim, envolva os frutos secos.
Polvilhe a massa com farinha, faça o sinal da Cruz e tape com uns cobertores. Se estiver muito frio, coloque o alguidar num local ameno (junto da lareira, do aquecedor ou envolta em mantas).
Entretanto, enquanto os bolos levedam, acenda o forno a lenha. Caso tenha somente um forno a gás ou elétrico, ligue-o a 200º C antes de começar a tender os bolos.
Tenda os bolinhos e coloque-os no forno com uma pá enfarinhada ou (numa versão mais moderna) em tabuleiros também polvilhados.
Pincele as merendeiras com ovo batido e polvilhe com açúcar branco.
Leve ao forno a cozer cerca de 20 a 30 minutos (seja forno a lenha ou elétrico).
OLÁ!!
TUDO ISSO NÓS DÁ UM DESEJO TAMANHO DE COMER E DEVORAR A TODOS ESSAS DELICIAS!!!!
INCRÍVEL COMO EU FIQUEI CURIOSA E FUI LOGO VER MATERIAIS PARA FAZER UMA DESSAS DELÍCIAS.
Miam, miam… são uma delícia!
Ola muito bom adorei…
Fiz esta receita direitinha e a massa ficou muito dura, não levedou… foi tudo para o lixo