Uma Delícia Centenária da Região de Coimbra
Negalhos é um prato de carne, típico da cozinha tradicional portuguesa, mais concretamente do concelho de Miranda do Corvo, na região centro do país.
Consta que a origem desta receita, tal como a Chanfana e a Sopa de Casamento dela derivada, também remonta à época da terceira invasão francesa.
Como os franceses roubavam os rebanhos e a carne rareava, tudo era aproveitado, inclusive as tripas dos animais cozinhados.
Experimentou-se, então, cozinhar as tripas segundo a receita da chanfana e o resultado foi positivo ao ponto de, ainda hoje, este prato se confeccionar, sendo um dos ícones da cozinha tradicional de Miranda do Corvo.

Índice
Receita de Negalhos à moda de Miranda do Corvo
Negalhos à moda de Miranda do Corvo
Equipamento
- 1 Tigela
- 1 Colher de pau
- 1 Panela
- 1 Forno
Ingredientes
- 1 cebola
- 1 limão
- 1 ramo de hortelã
- 2 colheres sopa de azeite
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 250 g de toucinho
- 500 ml de água
- 500 ml de vinho tinto
- bucho estômago de cabra cortado aos bocados grandes
- tripas de cabra cortadas em bocados pequenos
- colorau e piripiri q.b.
- sal e pimenta q.b.
Instruções
- Lave muito bem o bucho e as tripas, raspando-os e escaldando-os.
- Deixe-os depois ficar com limão e sal durante algumas horas.
- Tempere o bucho e as tripas com sal, colorau e piripiri.
- Dentro de cada pedaço de bucho, coloque pedacinhos de tripas e de toucinho e uma folha de hortelã, fazendo umas trouxinhas que ata ou cose depois com linha grossa.
- Coloque os negalhos numa caçoila de barro, juntamente com a cebola picada, as folhas de louro partidas, o azeite, o vinho tinto, a água, os dentes de alho, sal e pimenta.
- Tapa-se e leve a cozer no forno durante 3 horas.
- Sirva acompanhado com batatas cozidas e/ou legumes.
Veja também:
[wptb id=41178]Conclusão
Os Negalhos de Miranda do Corvo não são apenas uma receita, mas uma jornada através do tempo, levando-nos às raízes da culinária portuguesa.
Ao preparar e saborear esta iguaria, não estamos apenas desfrutando de uma refeição. Estamos honrando a história, a tradição e a autenticidade que fazem dos Negalhos uma verdadeira joia culinária da região Coimbra.
Que esta receita continue a ser uma parte vital da cultura e da mesa de Miranda do Corvo. Conectando as gerações através de uma experiência única e saborosa.
- Como fazer Receita de Macarrão Ninho com Carne Moída Simples?Que tal aprender uma receita prática e deliciosa para surpreender sua família ou amigos? Apresento a você a receita de macarrão ninho com carne moída, uma opção simples e cheia de sabor que… Ler mais »Como fazer Receita de Macarrão Ninho com Carne Moída Simples?
- Como fazer Macarrão no Forno com Carne Moída e Creme de leite?Que tal aprender a fazer uma omelete de carne moída que é uma delícia e super fácil de preparar? É perfeita para começar o dia ou para um almoço rápido e nutritivo. Imagine… Ler mais »Como fazer Macarrão no Forno com Carne Moída e Creme de leite?
- Queijo Brie Folhado na Air Fryer – Uma delícia Francesa!Originário da França, o Queijo Brie é uma verdadeira iguaria que conquista paladares ao redor do mundo, quando envolto em massa folhada pronta e assado até atingir uma irresistível cremosidade, esse aperitivo se… Ler mais »Queijo Brie Folhado na Air Fryer – Uma delícia Francesa!
- Como fazer Ravióli de Queijo Brie, Alperces e Nozes ao Molho de Espumante?Imagine um prato que encapsula a essência do luxo culinário, uma obra-prima gastronômica que promete elevar qualquer refeição a um evento memorável. Este é o Ravióli de Queijo Brie, Alperces e Nozes ao… Ler mais »Como fazer Ravióli de Queijo Brie, Alperces e Nozes ao Molho de Espumante?
todas estas receitas são tão deliciosas quanto antigas,pois a partir delas é que se construiu o âmago do que é hoje conhecida como a tradicional cozinha brasileira(seja mineira,gaúcha,catarinense,paulista,mato-grossense,e até amazônica) para nós as rejoadas(bras.torresmos),pois sabemos que em portugal torresmos são outra compleição(molhas de carne)tão unipresentes nos açores,madeira quanto no continente,os tradicionalíssimos(torresmos de molho de fígado),as carnes rijas (ou reijas) entreveiradas na banha de porco e etc.são todas elas um legado patrimonial de valor incalculável,tanto para portugueses quanto luso-brasileiros.