Pular para o conteúdo
Home » Rabanadas de Vinho (Brasil)

Rabanadas de Vinho (Brasil)

Compartilhe!

As rabanadas são um doce de Natal de grande relevância, não só em Portugal, de onde são originárias, mas também no Brasil.

Ligeiramente diferente da rabanada tradicional, em que o pão é embebido em leite, nesta receita as fatias de pão passam pela calda de vinho com açúcar e pelos ovos batidos antes de serem fritas.

Ingredientes:

  • 1 pão de forma
  • 4 ovos
  • vinho tinto (suave ou de mesa) q.b.
  • óleo p/ fritar
  • açúcar e canela q.b.

Confeção:

Corte o pão em fatias diagonais, com aproximadamente 3 cm de espessura.

Ponha o vinho numa tigela e adoce bem.

Num recipiente à parte, ponha os ovos, misturando bem, mas sem bater.

Ligue o lume para aquecer o óleo. Use uma frigideira grande e coloque óleo até uma altura que seja maior do que a metade das fatias de pão, mas sem cobrir a fatia toda.

Enquanto isso, mergulhe as fatias de pão no vinho, uma por uma, e vire-as pela ordem em que as colocou. Passe-as depois pelo ovo e, antes de as pôr a fritar, comprima-as levemente para não ficarem muito ensopadas.

O óleo tem de estar quente de início, depois mantenha em fogo médio. Deverá virar as rabanadas quando estiverem bem douradas. Frite dos dois lados e, quando tirar, coloque-as numa travessa forrada com papel, para escorrer o óleo.

Tenha previamente preparada uma mistura de açúcar com canela a seu gosto, mas sem ficar demasiado branca, e polvilhe com ela as rabanadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *