Avançar para o conteúdo
Home » Rojões Fritos

Rojões Fritos

  • por

Se você curte comida portuguesa, os rojões fritos são um prato que você precisa experimentar. Os rojões fritos são uma delícia, feitos com pedaços de carne de porco temperados e fritos até ficarem douradinhos e super saborosos. Usamos carne de porco da região do lombo, cortamos em pedaços médios e temperamos com alho, louro, sal, pimenta, vinho branco e um toque de colorau para dar aquela cor especial. Esse prato é perfeito para um almoço de domingo ou uma reunião com amigos e familiares.

Veja também

Origem

Os rojões fritos são um prato tradicional da cozinha portuguesa, especialmente popular na região norte do país, como o Minho e o Douro. A origem desse prato remonta portanto às práticas agrícolas e festividades rurais de Portugal, onde se aproveitava todas as partes do porco após a matança, que era um evento social importante e celebrado com diversas receitas à base de carne suína.

O nome “rojões” vem do termo “rojar,” que em português antigo significa “cortar” ou “dividir,” refletindo a prática de cortar a carne de porco em pedaços antes de temperá-la e cozinhá-la. Originalmente, os rojões eram preparados em grandes panelas de ferro ao ar livre, onde a carne era cozida lentamente em sua própria gordura. Essa técnica garantiu que a carne ficasse macia e saborosa.

Ao longo dos anos portanto, a receita de rojões fritos evoluiu, ganhando variações regionais e sendo incorporada ao repertório culinário das famílias portuguesas. Hoje, fritamos os rojões em óleo ou azeite até ficarem dourados e crocantes.

Em suma, eles mantêm seu lugar como um prato reconfortante e saboroso, evocando tradições antigas e celebrações familiares.

Rojões Fritos

Experimente os deliciosos rojões fritos, suculentos pedaços de carne de porco temperados e fritos até ficarem crocantes e dourados, perfeitos para qualquer ocasião!

  • Tigela
  • Frigideira
  • 1 kg de carne de porco (lombo cortada em pedaços)
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de sopa de colorau (páprica doce)
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 xícara de vinho branco
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Óleo para fritar
  1. Marinada: Em uma tigela grande, coloque a carne de porco e tempere com alho, louro, colorau, sal e pimenta. Adicione o vinho branco e misture bem. Cubra e deixe marinar na geladeira por pelo menos 2 horas (se puder, deixe de um dia para o outro, fica ainda melhor).
  2. Fritura: Aqueça o óleo em uma frigideira grande. Retire a carne da marinada e seque os pedaços com papel toalha para evitar que espirrem óleo.
  3. Dourando a Carne: Frite os pedaços de carne aos poucos para não aglomerar na frigideira. Frite até que estejam bem dourados e cozidos por dentro. Escorra em papel toalha para remover o excesso de óleo.
  4. Servindo: Transfira os rojões fritos para uma travessa e sirva quentinhos. Eles combinam perfeitamente com batatas fritas ou um arroz branco soltinho.
Acompanhamento, Aperitivo
Portuguesa
acompanhamento, aperitivo

Dicas

Bacon: Você pode adicionar portanto pedaços de bacon na hora de fritar os rojões. Dá um sabor defumado incrível!

Marinada mais longa: Se deixar a carne marinando de um dia para o outro, os sabores ficam mais intensos.

Óleo bem quente: Para a carne ficar bem crocante por fora e suculenta por dentro, certifique-se portanto de que o óleo está bem quente antes de começar a fritar.

Acompanhamentos: Além das batatas fritas e arroz, uma salada fresca também vai super bem com esse prato.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *