Pular para o conteúdo
Home » Papas de Sarrabulho (Minho)

Papas de Sarrabulho (Minho)

Compartilhe!

As papas de sarrabulho fazem parte das receitas tradicionais da cozinha portuguesa, sendo oriundas do Minho, no norte de Portugal. Os ingredientes principais destas papas são: sangue de porco (que dá origem ao termo sarrabulho), carne de galinha, carne de porco, cominhos e pão ou farinha de milho. São servidas como sopa ou como acompanhamento de pratos como os Rojões à moda do Minho.

As papas de sarrabulho são tradicionalmente feitas no Inverno, quando se realiza a matança do porco. Além disso, fazem um prato forte, que apetece sobretudo saborear no tempo frio.

É comum encontrar este prato tradicional nos restaurantes do norte de Portugal, sendo raro encontrá-las nas regiões centro e sul do país.

Receita de Papas de Sarrabulho (Minho)

Ingredientes:

(para 6 pessoas)
  • 1 kg de miúdos de porco (coração, fígado…)
  • 1 osso de suã
  • 250 g de carne de vaca
  • 250 g de farinha de milho
  • 250 g de galinha gorda
  • 250 g de sangue de porco cozido
  • sal e cominhos a gosto

Confecção:

Ponha uma panela com água ao lume e, quando ferver, junte as carnes, tempere com sal e deixe cozer até a galinha se desfazer.

Depois de cozidas, retire as carnes e desfie-as.

Deite a farinha no caldo de cozer as carnes, juntamente com o sangue e um pouco de fígado cozido e esmagados à mão, as carnes desfiadas e cominhos a gosto. Misture todos os ingredientes e deixe cozer, fazendo uma papa não muito espessa.

Sirva as papas em tigelas, polvilhadas com cominhos.

  • Arroz Integral
    Compartilhe!O arroz integral é uma ótima escolha para quem busca uma alimentação mais saudável e equilibrada. Diferente do arroz branco, ele mantém a casca e… Ler mais »Arroz Integral
  • Arroz Frito
    Compartilhe!Arroz frito é aquele prato que salva qualquer refeição! É prático, versátil e super saboroso. Basicamente, faz-se com arroz cozido, legumes, ovos e alguma proteína… Ler mais »Arroz Frito
  • Arroz Estúdio
    Compartilhe!O Arroz Estúdio é um prato que une o melhor dos sabores tradicionais com a criatividade contemporânea da culinária moderna. Essa receita transforma um ingrediente… Ler mais »Arroz Estúdio
  • Kafta de carne moída:
    Compartilhe!Vamos experimentar uma receita que vai te transportar diretamente para o Oriente Médio? Apresento a você a kafta de carne moída, uma opção irresistível e… Ler mais »Kafta de carne moída:

8 comentários em “Papas de Sarrabulho (Minho)”

  1. Isabel Cristina Marques Alves Correia

    Gostaria que enviassem a receita das papas de sarrabulho para o meu e-mail pois, estou com vontade de fazer a receita se possível ainda hoje.

  2. Jaime de Jesus Nogueira Nogueira

    Esta receita nao se deve chamar ; papas
    mas, Sopa de sarrabulho,como servem em Barcelos.
    Em Braga,à mais de 50 Anos se servem Papas de Sarravulho ou sarrabulho com trigo. Este ingrediente principal, é o mais sensivel de preparar que contem o maior segredo que sofisticou a receita, melhorando significativamente a sua agradável textura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *