Avançar para o conteúdo
Home » Falachas

Falachas

Falachas é o nome dado a uns bolos redondos e achatados, tipo pão, feitos à base de farinha de castanha e tradicionalmente cozidos em forno de lenha. São confecionadas entre novembro e março, conservando-se até oito dias depois de prontas.

Apesar de serem comidas simples, também é comum comerem-se às tiras, polvilhadas com um pouco de canela e açúcar, ou até passadas por uma frigideira com azeite.

Este doce regional vende-se em diferentes feiras e romarias da região do Douro, com especial destaque para os concelhos de Resende (Festa de São Brás, em fevereiro), Cinfães (feiras mensais do concelho e Feira das Falachas, em S. Cristóvão, no mês de março) e Armamar (Feira de S. Gregório, em março).

A origem da receita remonta à Idade Média, uma época em que, nos períodos crise, a farinha de castanha substituía, nos meios rurais, os cereais na confecção do pão caseiro.

Receita de Falachas

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de sal
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de farinha de trigo
  • 200 g de farinha de castanhas piladas
  • 200 ml de água
[wptb id=47291]

Confecção:

Coloque todos os ingredientes numa taça e amasse bem.

Com a massa, molde bolas não muito pequenas e espalme-as.

Cubra o fundo de um tabuleiro de forno com folhas de castanheiro e disponha as falachas em cima destas. Nesta operação, deve ter um tacho com água fria à mão, para mergulhar a colher cada vez que a meter na massa, evitando que esta se pegue àquela.

Leve a cozer em forno quente (200º C), até as falachas ficarem douradas. Se o forno estiver bem quente, deixe a porta aberta; se estiver menos quente, feche-a. No primeiro caso, demora cerca de 10 minutos e, no segundo, 12 a 15 minutos. Para verificar se estão cozidas, bata com os nós dos dedos na base; se o som for oco, é sinal que estão prontas.

Nota:

Quando o forno está pouco quente, as falachas podem ficar com fissuras ou gretadas.

Foto: cm-cinfaes.pt

3 comentários em “Falachas”

    1. Nós não fazemos doces para venda, Adélia. O nosso propósito é fazer a divulgação de receitas regionais e tradicionais (ou variantes das mesmas), dando a conhecer tradições que lhes possam estar associadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *