Menu

Funge (Angola)

O Funge, ou Pirão, é um acompanhamento muito comum na cozinha de Angola, sendo tradicionalmente servido com pratos que tenham molho, como a famosa Moamba de Galinha.
A receita pode ser confecionada com farinha de milho ou de mandioca, que é cozida e mexida energética e muito frequentemente, a fim de se conseguir a consistência certa. A variante feita com milho, mais usual no sul de Angola, apresenta a tonalidade amarela própria daquele ingrediente; já a receita com farinha de mandioca, muito utilizada no norte do país, apresenta uma cor acinzentada, com laivos de castanho.

Funge tradicional de Angola

Um pirão típico de Angola
Tempo a Cozinhar 10 Minutos
Servir como Prato Principal
Culinária Angolana
Calorias 137 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Caneca
  • Colher de pau

Ingredientes
  

  • ½ Litro Água
  • 300 g Farinha de mandioca
  • Sal a gosto

Instruções
 

  • Leve a água ao fogo (lume) e, quando estiver fervendo, retire uma caneca para utilizar posteriormente.
  • Adicione sal a gosto na água
  • Adicione a farinha de mandioca aos poucos, mexendo constante e energicamente com uma colher de pau para não empelotar (formar grumos).
  • Mexa bem até formar uma bola uniforme
  • Caso o funge esteja muito espesso, continue mexendo e vá acrescentando a água da caneca até obter a consistência desejada.
Etiquetas angola, cozinha tradicional, farinha de mandioca, funge, pirão, típico

Pirão de Angola

A receita do pirão de Angola é exatamente igual à receita acima do Funge tradicional de Angola, mas em vez de se usar 300 gramas de farinha de mandioca, usa-se 300 gramas de farinha de milho ou fubá.

Quanto à sua utilização, o pirão, tal como o funge, utiliza-se como acompanhamento de um delicioso prato de moamba.

Perguntas frequentes

Qual é a comida típica de angola?

O prato mais consumido em Angola é a Moamba, uma espécie de cozido de galinha ou peixe com quiabo servido com Funge, uma espécie de pirão de farinha de mandioca.

Qual é a diferença entre funge e pirão?

O pirão é feito a partir da farinha de milho (fubá) enqyanto o funge é feito de farinha de mandioca.

Quem criou o funge?

O fungi foi criado na Angola e se polularizou rápido por ser um prato simples e barato e hoje é considerado o prato nacional do país.

Quais são os benefícios do funge?

O funge é um alimento saudável rico em fibras e carboidraos utilizado para ganho saudável de peso e, e por ser rico em fibras também pode ser utilizado para regular o trabalho intestinal além de promover a saciedade.

Como comer funge?

Funge, ou Pirão de madioca, é um acompanhamento muito comum na cozinha de Angola, sendo tradicionalmente servido com pratos que tenham molho, como a famosa Moamba de Galinha.

O que é funge de bombo?

Fungi é um prato feito a partir da farinha de mandioca que serve de base para a maior parte dos pratos em Angola. Feito com apenas três ingredientes, o fungi é rápido barato e fácil de se fazer e pode ser apreciado como acompanhamento de pratos que tenham bastante molho.

Print Friendly, PDF & Email

Comentários

  • Estes instrucoes foram excelente, muito obrigado.

    francisco junho 15, 2017 12:44 pm Responder
  • Para bater a funge, nada melhor que colocar o tacho no chão e bater com um pau redondo e comprimido, feito à medida para o efeito.

    José Manuel Silva março 3, 2019 12:50 am Responder
  • Bom dia, gostava que me dessem a receita de bulunga, bebida não alcoolica, e feita ,acho eu, com farinha de milho. Tenho saudades deste refresco, mas não sei fazer, em pequena nós bebiamos quando estavamos aí em Angola. Obrg. Acho que fermenta não sei bem, mas é um refresco tipico e saboroso e não alcoolico. Obrg se pudessm colocar a receita no youtube para ver como se faz. E também a muamba de Angola, não há melhor e também há anos que não como igual, gostava este ano fazer para o nosso Natal, um prato que só é bem cozinhado pelos Angolanos. Obrigado

    Gabrielina De Castro dezembro 10, 2021 5:50 pm Responder
  • Funge não leva sal!
    O sal tá no acompanhamento.
    Ele é só àgua e fuba (farinha).

    Aron março 25, 2023 10:22 pm Responder
  • Exactamente. …..sal não

    Adelino setembro 17, 2023 10:12 am Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating