A sopa seca é uma sobremesa tradicional do norte de Portugal. Com pequenas variações de terra para terra (veja-se, por exemplo, a receita típica de Penafiel), esta sobremesa, feita com base numa economia de subsistência em que é feito o aproveitamento de ingredientes, era uma das mais apetecidas em muitas ocasiões festivas ao longo doa ano.
A maior curiosidade são as Sopas Secas Doces de tradição na região próxima do Porto, cuja receita aqui apresentamos. Nos casamentos rurais e nas festas das vindimas do Douro é comum fazer-se esta versão, em que o pão é mergulhado no caldo de cozer carnes, as quais são depois aproveitadas para confecionar outros pratos. Geralmente, estas sopas são feitas com o caldo do Cozido à Portuguesa, mas pode fazer-se também com outro caldo de carnes.
Tradicionalmente, a sobremesa é servida no alguidar onde foi confecionada, indo este à mesa envolto numa toalha de linho.
Ingredientes:
(para 4 pessoas)
- 1 galinha
- 1 ramo de hortelã
- 100 g de toucinho
- 250 g de pão de trigo de boa qualidade
- 3 colheres (sopa) de mel
- 300 g de carne de vaca sem gordura
- açúcar e canela q.b.
- água e sal q.b. p/ cozer as carnes
Confeção:
Coza as carnes a cozer em água abundante, temperada com sal.
Estando as carnes bem cozidas, coe o caldo e junte-lhe a hortelã, o mel, canela em pó e açúcar a gosto, devendo o caldo ficar bem doce.
Corte o pão em fatias como se fosse para rabanadas. Coloque-as num recipiente e regue-as com o caldo doce quente, de forma a que fiquem bem embebidas.
Polvilhe com açúcar e canela o fundo do alguidar de barro vidrado, próprio para servir à mesa, e vá colocando as fatias de pão em camadas, separadas por açúcar e canela, sendo que a última camada deve ser de açúcar e canela.
Cubra o alguidar com papel pardo e leve ao forno sem deixar que fique tostado. Sirva a sobremesa, ainda quente ou morna, no próprio alguidar.