Cozido à Portuguesa é um dos pratos de referência na cozinha tradicional portuguesa, muito apreciado aquém e além fronteiras. A receita é feita à base um cozido de carnes, enchidos, legumes e vegetais variados, criando um prato colorido, aromático e muito saboroso. No seu todo, é um prato intenso e rico, ideal para os dias frios do Inverno.
No que diz respeito aos legumes e vegetais, por norma cozem-se feijões, batatas, cenouras, nabos, couves e hortelã. Nas carnes, encontram-se uma mistura de carnes de ave, porco e vaca – frango ou galinha, entrecosto, entremeada, orelha e chispe de porco e carne de vaca. Os enchidos típicos são o chouriço (de carne e de sangue), a farinheira e a morcela.
Há pequenas variações regionais da receita, sobretudo na combinação dos ingredientes, embora no essencial este tradicional prato de carne se mantenha inalterado, podendo encontrar-se por todo o Portugal.
Ingredientes:
(para 4 a 6 pessoas)
- ½ galinha
- ½ kg de carne de porco (entremeada, entrecosto, orelha e chispe)
- ½ kg de carne de vaca
- 1 cebola
- 1 chouriço de carne
- 1 chouriço de sangue
- 1 copo de arroz
- 1 couve lombarda
- 1 farinheira
- 1 lata pequena de feijão branco cozido
- 1 morcela de arroz
- 2 cenouras
- 2 folhas de louro
- 4 batatas
- 4 cabeças de nabo
Confeção:
De véspera, tempere as carnes com sal.
Numa panela de pressão, coloque carne de vaca, a de porco e, por cima, a galinha com a morcela e o chouriço, o louro e a cebola.
Quando começar a ferver, deixe cozinhar durante 30 minutos. Passado esse tempo, verifique a cozedura; caso a carne de vaca ainda não esteja cozida, retire a de porco e volte a cozinhar a de vaca mais um pouco.
Retire as carnes e, na mesma água em que as cozeu, adicione mais um pouco de sal, e coza os vegetais e legumes durante cerca de 20 minutos.
À parte, com um pouco da água das carnes, coza a farinheira e o arroz (na proporção de 2 copos de água para 1 de arroz). Coloque o arroz quando estiver a borbulhar, mexa e deixe a cozinhar em lume brando.
Aqueça o feijão e sirva tudo junto, bem quente, numa travessa.
Cozido à Portuguesa Tradicional
Equipamento
- Panela
- Panela de pressão
Ingredientes
- 750 g carne bovina , pode ser músculo pois é barato
- 500 g toucinho defumado
- 2 coxas de frango
- 1 chouriço de sangue
- 1 chouriço porguês
- cacholeira
- 1 farinheira
- 1 Kg costelinha de porco
- 1 orelheira de porco defumada (orelha de porco)
- 4 cenouras
- 400 g repolho branco
- 4 batatas grandes em cubos
- 400 g feijão cozido (branco ou vermelho)
- 400 g arroz cru
Instruções
- Coloque a cacholeira, farinheira, cacholeira, e o chouriço de sangue para cozinhar em uma panela. Para evitar que estourem, faça furos pequenos. Depois de cozinhar, fatie e reserve.
- Em uma panela de pressão com água, coloque a costelinha, orelheira, toucinho e a orelheira para cozinhar. Deixe cozinhar por 15 minutos depois de pegar a pressão.
- Tire a pressão da panela, abra e coloque o chouriço português e o frango. Feche e volte a cozinhar por mais 10 minutos depois de pegar a pressão.
- Tire a pressão da panela, abra, e agora coloque a cenoura cortada em tiras largas e grossas, o repolho cortado em tiras bem largas. Feche e volte a cozinhar por mais 10 minutos depois de pegar a pressão. (nesse momento, retire um pouco da água e use para cozinhar o arroz em outra panela)
- Cozinhe o arroz com a água que retiramos, enquanto a outra panela está
- Tire a pressão da panela, abra e agora coloque a batata cortada em cubos grandes. Feche e volte a cozinhar por mais 10 minutos depois de pegar a pressão.
- Por fim, tire a pressão da panela, fatie o chouriço e a carne bovina e mergulhe novamente no caldo junto com os embutidos que fatiamos no começo da panela e está pronto
- Sirva o cozido com o arroz e feijão.

Francisca Pereira é uma cozinheira de renome em Curitiba, conhecida por sua habilidade e talento na cozinha. Ela começou sua carreira como doceira, mas sua paixão pela culinária a levou a abrir seu próprio restaurante, o Fran Restaurante, há cerca de 25 anos.
Sua carreira de sucesso a levou a se tornar a editora de culinária do site CozinhaTradicional.com, onde compartilha suas receitas e experiências com outros entusiastas da culinária.
Adorei. Mas não gostei de ver incluída a galinha. A carne de porco já tinha variado. Mas gostei…
Muito gostoso