Originário do Rio Grande do Sul, o arroz de carreteiro, comummente conhecido por arroz carreteiro ou simplesmente carreteiro, é uma opção fácil para preparar uma refeição deliciosa, típica da cozinha brasileira.
A receita surgiu com os carreteiros (transportadores de cargas), que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois e, no decorrer das suas viagens, preparavam o arroz com um guisado de charque, que viria a dar origem a esta receita tradicional, um dos mais afamados pratos da cozinha gaúcha – tradicional do Rio Grande do Sul. No entanto, atualmente a receita é preparada com carne moída ou sobras de churrasco, que se cozinha juntamente com o arroz. A realidade dos carreteiros ficou marcada sobretudo no nome da receita. Com o tempo, o arroz de carreteiro foi sendo introduzido na cozinha brasileira e, hoje em dia, é um prato tradicional, comum em todo o país.
Ingredientes:
(para 4 pessoas)
- ¼ de chávena (chá) de óleo
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho
- 1 pimento verde picado
- 1 tomate picado
- 100 g de bacon em cubos
- 2 chávenas (chá) de arroz
- 250 g de carne seca, cozida e desfiada
- 5 chávenas (chá) de água a ferver
- sal e cheiro-verde a gosto
Confeção:
Prepare um refogado com o óleo, o bacon e a carne.
Acrescente o alho, a cebola e o arroz, deixando dourar levemente.
Adicione o tomate, o pimento e a água.
Tempere com sal e deixe cozinhar, em lume brando durante 25 minutos ou até secar a água.
Retire do lume e sirva polvilhado com cheiro-verde picado.

Francisca Pereira é uma cozinheira de renome em Curitiba, conhecida por sua habilidade e talento na cozinha. Ela começou sua carreira como doceira, mas sua paixão pela culinária a levou a abrir seu próprio restaurante, o Fran Restaurante, há cerca de 25 anos.
Sua carreira de sucesso a levou a se tornar a editora de culinária do site CozinhaTradicional.com, onde compartilha suas receitas e experiências com outros entusiastas da culinária.