Este bolo é uma receita tradicional turca, designado Paskalya Çöreği, sendo o equivalente à nossa Trança da Páscoa – Paskalya significa Páscoa e çörek é a designação de um tipo de bolo.
Embora os turcos não celebrem a Páscoa, nesta época comem tradicionalmente este bolo, mas este encontra-se à venda durante todo o ano nas pastelarias da Turquia.
Ingredientes:
Para o bolo
- ½ copo de leite
- 1 colher (sopa) de mahaleb
- 15 sementes de cardamomo
- 2 copos de açúcar
- 20 g de fermento biológico
- 250 g de margarina
- 4 ovos
- 8,5 copos de farinha de trigo
Para a cobertura
- 1 gema p/ pincelar
- 25 g de avelãs picadas finas
Confeção:
Dissolva o fermento no leite, junte 2 copos de farinha e misture. Deixe repousar durante 10 minutos em ambiente quente e com o recipiente coberto.
Entretanto, misture o açúcar com os ovos; derreta a margarina e deixe-a arrefecer.
Ponha a restante farinha num recipiente, acrescente a mistura do fermento com o leite, a mistura dos ovos com o açúcar, a manteiga derretida, o mahaleb e as sementes de cardamomo moídas. Trabalhe bem a massa com as mãos e deixe repousar em local quente.
Separe três porções de massa, faça três rolos e forme com eles uma trança.
Coloque a trança num tabuleiro untado e polvilhado, pincele com gema de ovo e polvilhe com avelãs. Leve ao forno (pré-aquecido a 180º C) até estar cozido e tostado.
NOTA:
O mahaleb é um pó que se obtém a partir do caroço do fruto de uma variedade de cerejeira-brava que cresce principalmente na Turquia e no Médio Oriente. O fruto possui um sabor um tanto amargo, mas agradável, entre a amêndoa e a cereja.