O caldo verde é uma sopa tradicional portuguesa que, embora com algumas variações, é transversal às diversas regiões de Portugal. Independentemente de levar chouriço ou salpicão, de ser acompanhada com broa ou servida simples, o que é genuíno no caldo verde é a forma característica de cortar muito finamente a folha da couve (tradicionalmente couve portuguesa), sendo esta adicionada a um saboroso puré de batata e condimentada com azeite.
Ingredientes:
(para 6 pessoas)
- 1 cebola
- 1 chouriço
- 2 dentes de alho
- 2 litros de água
- 200 ml de azeite
- 400 g de couve portuguesa cortada em caldo verde
- 500 g de batata
- sal q.b.
Confeção:
Leve a água ao lume com as batatas, a cebola, os dentes de alho e metade da quantidade de azeite indicada. Tempere com sal e deixe cozer durante 30 minutos para os ingredientes ficarem bem cozidos. Pode deixar ferver mais tempo se desejar que o caldo fique mais espesso.
Entretanto, prepare a couve, lavando-a e cortando-a em juliana muito fina (caldo verde).
Passada a cozedura, reduza as batatas, a cebola e os dentes de alho a puré. Junte a couve cortada e deixe cozer cerca de 15 minutos.
Enquanto a couve coze, corte o chouriço em rodelas.
Terminada a cozedura da couve, junte ao caldo o restante azeite e o chouriço, deixando levantar fervura.
Se desejar manter o aspeto tradicional típico desta sopa, poderá servi-la individualmente em malgas.
Sugestão:
Coloque duas ou três rodelas do chouriço a cozer na primeira fase de confeção da receita, juntamente com as batatas, a cebola e os dentes de alho. Ao reduzir o chouriço a puré, juntamente com os restantes ingredientes, a sopa irá adquirir um sabor mais intenso e saboroso.
Muito bom e de grande ajuda e utilidade. Teve muito prazer e sorte em dar com este site, sei que nos proximos tempos tenho muito a aprender e com que me deliciar. Parabéns pelo bom trabalho.
O caldo verde é com couve portuguesa ou galega ?
Obrigado pela excelente dica. Vou preparar esta sopa e depois envio a imagem. Obrigado.
gosto imenso destas receitas como estou aprender e bom obrigadö