Pular para o conteúdo
Home » Como fazer Folhas de Hóstia/Obreia

Como fazer Folhas de Hóstia/Obreia

Compartilhe!

As folhas de hóstia, também conhecidas como folhas de obreia, são usadas em muitas receitas, nomeadamente da doçaria conventual, mas nem sempre são fáceis de encontrar à venda. Deixamos-lhe, por isso, a receita caseira para que possa confecioná-las em casa.

Ingredientes:

  • ½ kg de farinha de trigo ou integral
  • 250 ml de água
  • 50 ml de azeite
  • sal a gosto

Confeção:

Ligue o forno a 170º C.

Misture bem todos os ingredientes até obter um preparado homogéneo.

Estique a massa de forma que fique com uma espessura muito fina (quase transparente).

Corte, usando um cortador do formato e tamanho que desejar (normalmente é redondo).

Coloque as folhas de hóstia num tabuleiro levemente untado e leve ao forno já quente.

Verifique periodicamente se as folhas de hóstia já estão assadas, para que não corram o risco de queimar.

10 comentários em “Como fazer Folhas de Hóstia/Obreia”

  1. Fiz a receita das folha de hóstia exatamente como recomendado e bem fininhas, quase não dava para pegar de tão finas. Não ficaram com a aparência da foto, embora eu estivesse controlando o tempo todo para não queimar. Ficaram feias, como massa de pastel. Existe outra receita, que fique branquinha, parecendo uma folha de papel vegetal transparente, como na foto?

    1. Fátima,
      Deverá controlar a cozedura, conforme é dito no final da receita, exatamente para evitar que as folhas de hóstia queimem. Elas precisam de estar muito pouco tempo no forno.

  2. Fiz a receita conforme a receita, mas como não tinha farinha de trigo, resolvi fazer com farinha filó que era o que tinha no momento e ficaram tal e qual, n sei se foi de controlar melhor o tempo. Só sei que gostei. obrigada pela receita Bj.

  3. Amei a receita, mas fiquei com uma pequena dúvida, até onde eu sei a folha de arroz é feita com fécula de batata e fécula de arroz, aí foi onde surgiu minha dúvida, que é a seguinte: Se eu colocar 1/2 kg de fécula de arroz e colocar 1/2 kg de fécula de batata e misturar as duas féculas no lugar da farinha de trigo, e depois seguir o procedimento que vcs indicam, eu teria uma folha, já que as duas féculas em relação textura é mais fina que a farinha de trigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *