As fogaças de Alcochete são uns bolinhos tradicionais da vila que lhes dá o nome, localizada na Península de Setúbal. A receita, com cerca de 600 anos, terá sido criada em honra de Nossa Senhora da Atalaia, pelos barqueiros de Alcochete, depois de terem sido salvos pela Senhora de uma tempestade no alto mar.
O aroma e o sabor da canela sobressaem nestas fogaças, que poderão ficar com um interior mais ou menos húmido, dependendo da confeção, mas mantendo sempre a deliciosa camada exterior levemente estaladiça.
Existem fogaças de diferentes tamanhos, podendo ser grandes ou médias (as mais habituais). Qualquer que seja a forma, vale a pena experimentar estes deliciosos doces regionais que têm em si o sabor da tradição!
Ingredientes:
(para 4 grandes ou 6 médias)
- 1 colher (sopa) de canela
- 1 limão
- 120 g de margarina derretida
- 125 ml de leite
- 250 g de açúcar amarelo
- 500 g de farinha de trigo
- ovo batido p/ pincelar
Preparação do modo tradicional:
Misture bem o açúcar, a raspa do limão, a farinha e a canela.
Faça uma cavidade no meio e junte a margarina derretida e o leite, amassando bem para ligar os ingredientes. Caso considere a massa muito seca, junte mais um pouco de leite.
Quando a massa estiver homogénea, trabalhe a massa numa superfície lisa, polvilhada com farinha. Forme um rolo e divida-o em partes iguais.
Faça bolas de massa, ligeiramente achatadas, e coloque-as num tabuleiro, forrado com papel vegetal (também poderá usar um tapete de silicone).
Com uma faça, faça uma cruz ao centro de cada fogaça e pincela com ovo batido.
Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, entre 15 e 30 minutos, colocando o tabuleiro na posição mais baixa, para que a cozedura seja feita por baixo. O tempo dependerá do tamanho das fogaças e se gosta do interior da massa mais ou menos cozida.
Preparação na Bimby:
Coloque o açúcar e a casca do limão no copo e pulverize durante 15 segundos / velocidade 9.
Junte a farinha e a canela e misture 20 segundos / velocidade 5. Envolva bem com a espátula.
Com a Bimby programada na velocidade 4, deite, aos poucos e pelo bocal, a margarina derretida e o leite. Estendo os ingredientes incorporados, desligue e volte a programe para 2,5 minutos / velocidade.
Deite a massa na bancada, polvilhada com farinha, e trabalhe-a um pouco, dando-lhe a forma de rolo.
Corte a massa em 4 ou 6 porções iguais e forme bolas, ligeiramente achatadas. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e faça-lhes um golpe no centro, em forma de cruz.
Pincele com ovo batido e coloque na posição mais baixa do forno, pré-aquecido a 200º C. Deixe cozer durante 15 ou 30 minutos, atendendo ao tamanho das fogaças e ao facto de gostar do interior da massa mais ou menos seco.
Dica:
Durante a cozedura, coloque 1 taça de água no interior do forno para criar humidade.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.
Boa tarde, qual a farinha que usa 55 ou 65? Obrigada