Lapas Grelhadas à moda dos Açores

Embora também existam em Portugal continental, as lapas (moluscos que aderem aos rochedos junto ao mar, havendo em abundância na costa marítima) são tradicionalmente apreciadas como petisco nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.  A forma mais popular de comer as lapas é grelhadas, sendo que a preparação das lapas grelhadas difere dos Açores para a Madeira essencialmente no uso da massa malagueta.
As lapas têm um sabor acentuado a mar, combinando muito bem com os temperos usados na receita tradicional dos Açores: massa de malagueta, manteiga e alho.

Ingredientes:

  • lapas (10, de tamanho médio, por pessoa)
  • ½ pacote de manteiga com sal
  • 1 cabeça de alhos
  • massa malagueta q.b.

Confeção:

Coloque as lapas durante algumas horas num recipiente com ága e sal, para lhes retirar a areia que possam ter.

Pique os dentes de alho muito finamente e reserve.

Disponha as lapas num grelhador com a concha para baixo, para que o molho não derrame.

Deite sobre cada lapa 1 pitada de alho picado, 1 colher (café) de massa de malagueta e um pedaço de manteiga. Na ilha de São Jorge, também se junta uma semente de cominhos.

Leve as lapas a grelhar até se começarem a soltar das conchas.

Sirva-as ainda quentes, no recipiente onde foram grelhadas, com pão de qualidade.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário