Embora também existam em Portugal continental, as lapas (moluscos que aderem aos rochedos junto ao mar, havendo em abundância na costa marítima) são tradicionalmente apreciadas como petisco nos arquipélagos da Madeira e dos Açores. A forma mais popular de comer as lapas é grelhadas, sendo que a preparação das lapas grelhadas difere dos Açores para a Madeira essencialmente no uso da massa malagueta.
As lapas têm um sabor acentuado a mar, combinando muito bem com os temperos usados na receita tradicional dos Açores: massa de malagueta, manteiga e alho.
Ingredientes:
- lapas (10, de tamanho médio, por pessoa)
- ½ pacote de manteiga com sal
- 1 cabeça de alhos
- massa malagueta q.b.
Confeção:
Coloque as lapas durante algumas horas num recipiente com ága e sal, para lhes retirar a areia que possam ter.
Pique os dentes de alho muito finamente e reserve.
Disponha as lapas num grelhador com a concha para baixo, para que o molho não derrame.
Deite sobre cada lapa 1 pitada de alho picado, 1 colher (café) de massa de malagueta e um pedaço de manteiga. Na ilha de São Jorge, também se junta uma semente de cominhos.
Leve as lapas a grelhar até se começarem a soltar das conchas.
Sirva-as ainda quentes, no recipiente onde foram grelhadas, com pão de qualidade.

Francisca Pereira é uma cozinheira de renome em Curitiba, conhecida por sua habilidade e talento na cozinha. Ela começou sua carreira como doceira, mas sua paixão pela culinária a levou a abrir seu próprio restaurante, o Fran Restaurante, há cerca de 25 anos.
Sua carreira de sucesso a levou a se tornar a editora de culinária do site CozinhaTradicional.com, onde compartilha suas receitas e experiências com outros entusiastas da culinária.