Pular para o conteúdo
Home » Panela de pressão apitando? O que devo fazer?

Panela de pressão apitando? O que devo fazer?

Compartilhe!
panela de pressão soltando vapor pela válvula da tampa

Para quem está começando na arte culinária, o barulho de uma panela de pressão apitando é estranho, mais se sua panela está apitando, não se preocupe!

[ez-toc]

Por que uma panela de pressão apita?

A panela de pressão emite esse barulho, parecido com um assobio, quando o excesso de pressão que está dentro dela começa a ser liberado pelo pino para controlar e manter um nível seguro de pressão interna, evitando que ela exploda.

Este excesso precisa ser liberado por algum lugar, por isso quando a pressão aumenta muito expandindo o vapor , em certo ponto, ele vence o peso da válvula e ocorre o alívio em velocidade que parece uma fumaça e produz o barulho.

Os alimentos cozinham mais rápido na panela de pressão? Porque?

Sim, se você já utilizou uma panela de pressão em suas receitas, percebeu que ela cozinha os alimentos muito mais rapidamente.

Isso se deve às temperaturas que as panelas de pressão podem atingir, em ebulição a temperatura da água é de 100º C, para você ter uma ideia, dentro da panela de pressão a temperatura ultrapassa facilmente 120º C, incrível como é muito mais quente!

Assim sem ter para onde ir toda essa pressão acumulada, os alimentos são cozidos muito mais rápido.

panela de pressão soltando vapor

Como funciona a panela de pressão?

Para o funcionamento correto da panela de pressão, existem alguns mecanismos de segurança, são eles:

  • Deve ser verificada a borracha de vedação da tampa, pois a panela trabalha com muita pressão, e deve estar muito bem fechada, caso contrário não pega pressão. Assim ela garante que não escape pressão com facilidade para nenhum dos lados.

Para garantir a segurança, sua panela possui diversos sistemas de segurança, :

Pino

  • O Pino da Tampa é bem famoso, vamos falar primeiro dele, é o responsável pelo barulho de apito quando a panela pega pressão e precisa aliviar. Tem um papel fundamental para que o excesso de vapor saia de forma controlada e mantenha o nível de pressão dentro da panela.

Borracha de Vedação

  • Sua principal função é impedir vazamentos, garantir que a panela será de fato de pressão, vedando todo e qualquer espacinho entre a tampa e a panela.

Válvula de Segurança

  • Vamos falar agora sobre a borrachinha vermelha, pouco conhecida mais que está presente em praticamente todas a panelas de pressão na tampa, e é muito importante!
  • Essa válvula salta para fora em determinada pressão, em caso de emergência, se o pino não funcionar, permitindo que a pressão interna tenha para onde ir.
  • Alguns modelos mais modernos possuem mais dispositivos de segurança para evitar acidentes.

Como diminuir os riscos ao usar uma panela de pressão?

panela de pressão com muita pressão quase explodindo

Para diminuir os riscos ao usar uma panela de pressão, você pode seguir algumas dicas simples:

Dica 1: Confira o estado da borracha de vedação da sua panela antes de utilizá-la, note se não há sinais de ressecamento ou cortes.

Dica 2: Evite usar além da capacidade máxima permitida, normalmente dentro da panela existe uma marcação indicando esta quantidade. Se a sua panela não possuir esta marcação, utilize até ⅔ do volume.

Dica 3: Não esqueça de adicionar a quantidade certa de água, siga bem direitinho as recomendações da receita que estiver preparando, afinal a panela trabalha com cozimento sob pressão e será necessário que tenha líquido suficiente dentro dela para o preparo dos alimentos.

Dica 4: Confira se a tampa da panela fechou da forma certa, confira a borracha também para não ter problemas.

Dica 5: Assim que ela começar a apitar, abaixe o fogo, você irá economizar gás e a panela vai manter a mesma temperatura, essa é uma grande vantagem não é?

Dica 6: Quando terminar o tempo de fogo, desligue-o, aguarde um tempo.

Dica 7: Em água corrente nas laterais, que acelera o processo de saída de pressão ou levantando o pino com um talher com muito cuidado, você tira o restante da pressão da panela para poder abri-la.

Dica 8: Antes de abrir, é importante se certificar que não há mais pressão dentro da panela, então levante o pino com cuidado até que não saia mais nenhum vapor ou barulho.

Panela de pressão é resistente? De qual material ela é feito?

É possível encontrar panelas de diversos tipos de materiais hoje em dia, como por exemplo o alumínio, aço inox, antiaderente, cerâmica entre outros. Vamos ver algumas diferenças entre elas:

  • Panelas de Aço Inox: São mais pesadas, mais também mais resistentes a batidas e amassados, por esse motivo sua vida útil é maior e tendem a durar mais.
  • Panelas de Alumínio: Mais leves para se trabalhar, são mais baratas e comuns de serem encontradas, também são menos resistentes, mais apesar disso, elas esquentam os alimentos mais rapidamente.
  • Panelas com Fundo Triplo: São mais resistentes, apesar do material continuar sendo alumínio ou aço, conta com um revestimento antiaderente por dentro e por fora e três camadas entre o alumínio e aço.
  • Panela de Pressão Cerâmica: Além de seu design mais elegante que agrega muito a sua cozinha, essa panela retém o calor por um tempo bem mais longo e esquenta os alimentos de forma mais rápida.

Panela de pressão – quais os cuidados devo ter?

soltando a pressão da panela com um garfo na válvula da tampa da panela
  • Veja se sua panela é certificada e possui o selo do Inmetro, isso é muito importante, pois é este orgão que certifica se o produto está dentro dos padrões necessários de segurança e qualidade exigidos pela lei Brasileira.
  • Caso o pino da sua panela, de forma súbita, pare de funcionar, ele pode estar entupido. Neste caso, desligue imediatamente a panela, espere esfriar e verifique se o pino não entupiu.
  • Para que sua panela dure muito mais tempo, mantenha sempre limpa, após utilizar limpe bem inclusive o pino, para evitar casos de entupimento.
  • Borracha ressecada ou danificada de outra forma, não arrisque, está na hora de trocar por uma nova e manter o perfeito funcionamento.

Conclusão

Podemos afirmar que o assobio do pino da panela de pressão é um indicador positivo de seu funcionamento adequado, o que significa que a panela está operando dentro dos parâmetros esperados.

As dicas valiosas fornecidas neste texto também garantem que você possa utilizar sua panela com segurança e tranquilidade, desfrutando de receitas deliciosas da Cozinha Brasileira , Cozinha Portuguesa e Cozinha Internacional.

Caso esteja considerando a compra de uma nova panela de pressão, recomendamos consultar nosso guia dos melhores modelos disponíveis. Temos certeza de que você encontrará uma opção que atenderá às suas necessidades e que irá adorar utilizar.

Perguntas Frequentes

É normal panela de pressão fazer barulho de apito?

Sim, quando a panela de pressão emite um som de apito, indica que está liberando o excesso de pressão interna, o que garante a sua segurança. O barulho produzido geralmente está relacionado à pressão do vapor sendo liberado.

É normal a panela de pressão assobiar?

Sim, esse barulho é devido ao vapor saindo em velocidade para aliviar a pressão interna e nivelar para que a panela não exploda e trabalhe em segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *