Avançar para o conteúdo
Home » Aletria à moda da Minha Sogra

Aletria à moda da Minha Sogra

Cá em casa, a aletria é um dos doces que não pode faltar na altura do Natal, embora seja apreciada à sobremesa, em qualquer altura. Esta receita de aletria, sem ovos, é a que a minha sogra faz todos os anos para a festa da consoada e a única de que o meu marido gosta. Sinceramente, também é a que mais aprecio, porque fica consistente, mas sem se tornar pesada e o facto de não levar ovos também não a torna muito enjoativa.

A aletria é servida em pratos de sobremesa, o que evita com que fique com uma altura muito grande, o que a torna ainda mais apetecível. Este ano, tomei a iniciativa de, também eu, começar a preparar a aletria e, além de ter ficado agradavelmente surpreendida com o facto de ser uma receita muito fácil de preparar, o resultado agradou-nos imenso cá em casa. Já tive de repetir a receita e voltaram a pedir-me… 😉

Ingredientes:

(para 6 a 8 pessoas)
  • 1,5 litro de água
  • 220 g de açúcar
  • 250 g de aletria
  • 400 ml de leite meio gordo
  • casca de 3 limões
  • canela p/ polvilhar

Confeção:

Desfaça os nós da aletria para cima de um pano de cozinha, tendo o cuidado de não partir a massa (ela deverá ficar solta, mas não partida, a fim de manter a textura quando o doce estiver pronto).

Coloque a água ao lume e junte o açúcar, mexendo bem.

Junte a aletria e envolva-a, de forma a que toda ela fique submersa na água. Deixe levantar fervura, sem mexer demasiado a massa.

Acrescente as cascas de limão, envolva-as bem e deixe apurar um pouco.

Quando a água começar a evaporar, vá juntando o leite morno, aos poucos.

Desligue o lume quando a massa já tiver espessado e o doce apresentar uma textura cremosa.

Deite a aletria imediatamente nos pratos, sacudindo-os um pouco para a espalhar uniformemente. Polvilhe com canela e deixe arrefecer um pouco. Reserve no frigorífico até à hora de servir.

NOTAS:
  • A quantidade de açúcar pode variar, dependendo dos gostos, podendo levar mais um pouco para quem gostar de sentir a aletria bem doce. Nós gostamos dela docinha, mas sem ser em demasia, pelo que a medida de referência são os 200-220 gramas.
  • Cá em casa, a aletria começa a ser consumida assim que fica pronta. Os meus filhos adoram comê-la ainda quentinha…
  • A aletria deve ser empratada assim que fica pronta, porque tende a solidificar e a sua disposição nos pratos torna-se mais difícil à medida que o tempo passa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *