Este famoso bolo de chocolate é uma receita proveniente da região sudeste da Alemanha e é tradicionalmente consumido no Natal.
O bolo é feito em camadas, com chantilly e cerejas entre cada uma, sendo depois coberto com cerejas e raspas de chocolate. Os ingredientes que mais se destacam são as cerejas e o kirsch – licor de cereja, típico daquela região. Manda a tradição que, na Alemanha, seja obrigatória a utilização deste licor na receita, sendo ilegal a venda do bolo Floresta Negra se não tiver Schwarzwälder Kirsch(wasser).
Ingredientes:
Para a massa
- 1 colher (café) de açúcar baunilhado
- 1 pitada de sal
- 150 g de manteiga
- 200 g de açúcar
- 6 ovos
- 70 g de farinha
- 75 g de cacau amargo
Para o recheio
- 1 frasco de cerejas em calda
- 2 cálices de kirsch
- 3 colheres de água gelada
- 50 g de açúcar em pó
- 500 g de natas
Para a cobertura e decoração
- 200 g de chocolate preto
- 30 g de manteiga
- cerejas q.b.
Confeção:
Bata os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado, até a mistura ficar bem fofa e cremosa.
Adicione a manteiga amolecida e, pouco a pouco, a farinha com o cacau e o sal.
Reparta a massa por três formas baixas (15 cm Ø), bem untadas e polvilhadas, e leve ao forno, a 180° C, cerca de 15 minutos.
Entretanto, escorra as cerejas e leve a calda ao lume para reduzir. Adicione um cálice de kirsch, reintroduzindo as cerejas na calda.
Depois de cozidos, coloque os bolos sobre uma rede, pique-os com um garfo e regue-os com a calda morna até ficarem embebidos. Deixe arrefecer.
Bata as natas, que devem estar bem frias, juntamente com a água gelada. Quando começarem a espessar, adicione o açúcar em pó, bata até ficarem em chantilly e perfume-as com o kirsch restante.
Barre cada bolo com uma parte do creme e algumas cerejas. Sobreponha assim os três bolos, cobrindo e enfeitando integralmente com as natas a última camada.
Para a decoração, derreta o chocolate e adicione-lhe a manteiga.
Espalhe o creme de chocolate sobre uma superfície fria e deixe arrefecer.
Com a lâmina de uma faca fina, mergulhada em água quente, vá raspando pequenas porções do chocolate de forma a obter uns canudos de chocolate para enfeitar o bolo.