O bolo-rei é um dos doces que nos remetem automaticamente para o Natal, mas é no dia de Reis que ganha especial destaque por tudo aquilo que representa. Nesta receita, além dos ingredientes tradicionais, como os frutos secos e as frutas cristalizadas, juntam-se as deliciosas ameixas de Elvas e o cidrão.
Veja como confecionar este maravilhoso bolo, que será o rei na sua mesa de Natal.
Ingredientes:
- 1 pitada de sal
- 1,250 kg de farinha
- 100 g de ameixas de Elvas + q.b. p/ decorar
- 100 g de amêndoas peladas + q.b. p/ decorar
- 100 g de cidrão
- 12 ovos
- 150 g de nozes
- 150 g de passas
- 150 g de pinhões
- 250 g açúcar em pó + q.b. p/ polvilhar
- 300 ml de leite
- 300 g de manteiga
- 50 g de fermento de padeiro
- frutas cristalizadas q.b.
- gemas q.b. p/ dourar
Confeção:
Amasse 250 gramas de farinha com o fermento de padeiro, desfeito em 100 ml de leite morno. Tape bem a massa e deixe-a levedar em sítio quente, durante 5 a 6 horas.
Deite num alguidar 1 kg de farinha, amassando-o com o açúcar em pó, 6 ovos inteiros, 6 gemas, a manteiga derretida, o sal e 200 ml de leite, devendo ficar uma massa consistente (se a farinha estiver muito seca, pode juntar mais leite).
Acrescente à massa a farinha levedada com fermento e amasse bem. Junte, então, os frutos secos e amasse novamente para que se liguem bem na massa.
Cubra com um pano e deixe levedar até duplicar o volume (cerca de 6 a 10 horas, conforme a temperatura do ar e o estado atmosférico. O ideal será preparar a massa à noite para cozer no dia seguinte).
Estando a massa bem levedada, molde um bolo (ou bolinhos) em coroa, colocando uma tigela ou um copo no centro para não fechar. Por cima da massa, disponha algumas ameixas de Elvas cortadas ao meio, frutas cristalizadas e amêndoas.
Deixe repousar durante 2 horas, pincele a com gema, polvilhe com açúcar em pó e leve a cozer em forno forte.
Os pinhões usados na doçaria portuguesa são os mesmos que os pinoli italianos, isto é, sementes de abeto?