Avançar para o conteúdo
Home » Bolos Folhados do Alentejo

Bolos Folhados do Alentejo

Compartilhe!

Estes bolos folhados são mais uma receita da riquíssima doçaria tradicional do Alentejo. A receita é antiga e inclui ingredientes típicos como a aguardente, a banha, o açúcar com canela e, quem gostar, o doce de chila.

A confeção torna-se trabalhosa pelo tempo necessário para amassar, mas o resultado final compensa largamente o esforço. Uns bolos maravilhosos, de comer e chorar por mais!…

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha
  • 50 g de fermento de padeiro
  • 50 ml de aguardente
  • 250 g de açúcar, misturado com 1 colher (chá) de canela
  • 400 g de banha
  • 6 ovos
  • doce de chila q.b.
  • açúcar p/ polvilhar

Confeção:

Peneire a farinha. Junte-lhe o açúcar, 250 gramas de banha derretida e um pouco de água morna (o suficiente para obter uma massa que possa trabalhar).

Dissolva o fermento num pouco de água morna e junte-o ao preparado anterior.

Amasse muito bem e, à medida que vai trabalhando a massa, junte os ovos, um a um, e a aguardente. Continue a amassar durante cerca de 30 minutos.

Unte com a banha o cabo de uma colher de pau comprida ou, se tiver disponível, um pau completamente liso. Estenda a massa o mais fina possível com o rolo da massa, corte tiras e enrole-as à volta do cabo, ao mesmo tempo que as vai untando com banha.

Quando os rolos de massa tiverem o tamanho desejado, retire o cabo, ajeite o rolo, dando-lhe uma forma regular, e corte-o com um fio. Note que não é necessário o rolo ficar demasiado largo, pois a massa ainda irá levedar.

Caso pretenda rechear os bolos com o doce de chila, meta dois dedos no centro dos rolos de massa, alargue um pouco e recheie.

Coloque os bolos num tabuleiro, cubra com um cobertor e deixe levedar, em local ameno, entre 6 e 10 horas, conforme a época do ano.

Leve os bolos a cozer em forno bem quente até terem a superfície tostada.

Polvilhe-os com açúcar imediatamente após a cozedura, para que o açúcar adira bem.

Foto: www.visitalentejo.pt