A broa de milho, também designada pão de milho, é uma receita muito antiga, feita tradicionalmente em Portugal, na Galiza e no Brasil. Em Portugal, a designação deste tipo de pão depende da região do país – no Norte, usa-se o termo broa para os pães feitos com milho ou centeio, sendo que no Sul se adotou a designação de pão, termo que deriva do Latim panis.
Até há alguns anos, as pessoas consideravam a broa de milho um tipo de pão caseiro consumido pelos pobres no dia-a-dia, em oposição ao pão branco (de trigo) das classes mais abastadas. A receita consiste em misturar farinhas de milho e trigo, ou milho, trigo e centeio, com a adição de água e fermento.
Broa de Milho
Equipamento
- Liquidificador
- Tijela
- Forma
Ingredientes
- farinha de trigo q.b. p/ ligar
- 250 g de farinha de centeio
- 500 g de farinha de milho peneirada
- 1 colher sopa mal cheia de sal grosso
- 20 g de fermento de padeiro
- 300 ml de água morna
- 400 ml de água a ferver
- sémola de milho p/ polvilhar
Instruções
- Escalde a farinha de milho na água a ferver, amassando bem. Deixe repousar durante 1 hora.
- Dilua completamente o sal e o fermento na água morna.
- Misture a água com o fermento no preparado de farinha de milho e amasse muito bem.
- Acrescente a farinha de centeio e, por fim, a farinha de trigo, aos poucos. A farinha de trigo deve ser adicionada atendendo à consistência da massa, que deve ficar pegajosa e firme (mas não dura).
- Cubra a massa com farinha e faça uma cruz no centro.
- Tape o recipiente com um pano e deixe a massa levedar cerca de 1 hora (estará pronta quando apresentar ranhuras na superfície).
- Divida a massa em 2 porções iguais e forme as broas, dando-lhes a forma arredondada. Tradicionalmente, a massa é tendida numa tigela bem enfarinhada, atirada algumas vezes ao ar e rodada rodada em simultâneo para lhe dar o formato de bola, indo depois ao forno sobre uma folha de couve enfarinhada.
- Coloque a massa num tabuleiro polvilhado com farinha, espalmando um pouco, mas sem achatar demasiado.
- Polvilhe as broas com sémola de milho e leve a cozer e
Dicas
- Farinha: Use fubá mimoso para uma textura mais fina e delicada.
- Leite: Pode substituir o leite por leite de coco para um sabor diferente.
- Erva-doce: A erva-doce dá um toque especial, mas se não gostar, pode omitir.
Variações da Receita
Broa de milho com Queijo: Adicione 1 xícara (chá) de queijo ralado à massa para um sabor extra.
Broa de milho com Goiabada: Insira pedaços de goiabada na massa antes de assar para um toque doce.
Broa de milho com Coco: Adicione 1/2 xícara (chá) de coco ralado à massa para um sabor tropical.
História e Origem
Influências Culturais
A broa de milho tem suas raízes na culinária portuguesa, adaptada ao longo dos anos com ingredientes locais brasileiros. Tradicionalmente, é um alimento comum em fazendas e zonas rurais, onde o milho é amplamente cultivado.
Transformação ao Longo do Tempo
A broa de milho evoluiu incorporando diferentes ingredientes e métodos de preparo, refletindo a diversidade cultural e regional do Brasil.
Conclusão
A Broa de Milho é uma celebração da tradição culinária brasileira, trazendo o sabor autêntico e o conforto dos pratos feitos com carinho e ingredientes simples. Perfeita para acompanhar um café da manhã ou lanche, esta broa é uma verdadeira delícia que encanta e satisfaz.
Perguntas Frequentes
Posso substituir o fubá por outro tipo de farinha?
Não é recomendado substituir completamente o fubá, pois ele é o ingrediente principal que confere sabor e textura característicos à broa. No entanto, você pode experimentar misturar diferentes proporções de fubá com outras farinhas para variações.
Posso usar óleo de coco em vez de óleo vegetal?
Sim, você pode usar óleo de coco para dar um toque diferente à broa. Ele adicionará um leve sabor de coco à receita.
Posso fazer a broa sem açúcar?
Sim, você pode reduzir ou eliminar o açúcar da receita se preferir uma broa menos doce. Adapte ao seu gosto.
Como sei quando a broa está pronta?
A broa está pronta quando uma faca ou palito inserido no centro sair limpo, e a superfície estiver dourada.
Posso adicionar frutas secas à massa?
Sim, adicionar frutas secas como passas ou damascos picados é uma ótima maneira de variar a receita e adicionar mais sabor.
Veja também:
[wptb id=41986]- Moamba de Galinha (Angola)A Moamba (ou Muamba) de Galinha é um dos pratos mais populares de Angola, sendo uma belíssima demonstração da cozinha tradicional daquele país. A receita, além da galinha, é feita com… Ler mais »Moamba de Galinha (Angola)
- Como fazer Bolacha de Natal na Bimby?Como fazer Bolacha de Natal na Bimby? Está chegando aquela época do ano que todos adoram: o Natal! E o que seria do Natal sem as deliciosas bolachas temáticas? Com a… Ler mais »Como fazer Bolacha de Natal na Bimby?
- Espetinho de Figo com Presunto e ManjericãoEspetinho de Figo com Presunto e Manjericão: Uma Combinação Irresistível de Sabores O espetinho de figo com presunto e manjericão é uma receita deliciosa que mistura sabores doces e salgados de… Ler mais »Espetinho de Figo com Presunto e Manjericão
- Figo Recheado com Queijo e Mel Grelhado: Uma Delícia de VerãoIntrodução O figo é uma fruta doce e suculenta que, quando combinado com queijo e mel, se transforma em uma iguaria irresistível. O prato de figo recheado com queijo e mel… Ler mais »Figo Recheado com Queijo e Mel Grelhado: Uma Delícia de Verão
Ainda não fiz esta receita,mas já provei esta broa e gostei muito
Como se trata de uma receita tradicional e pelos vistos os métodos e hábitos mudam com o tempo, era importante mencionar o “tempo” ou a época em que essa receita era usada. Por mim gosto ou prefiro ir à origem, ou seja ao s conhecimentos mais antigos sobre essa matéria. A broa de milho é ou era confeccionada apenas com farinha de milho, por isso alguns autores referem que era o pão dos pobres. No norte da Península Ibérica era o cereal mais abundante, resistente ao clima e fácil de cultivar. Se fosse tão fácil criar cereais nobres como o trigo e o centeio chamava-se pai de mistura. O nome de “broa” foi porque o pão tinha aparência rude, feia e a comer era duro e áspero, quanto ao sabor, obviamente que passou a ser muito mais saboroso quando lhes misturaram um pouco de trigo, centeio ou cevada. O meu ponto é; não chamem “broa de milho” ao pão que leva 60% de outros cereais por favor. Broa de milho leva apenas milho, sal, fermento e agua.
Eu dizia o mesmo Senhor Jose, a minha avó fazia vario tipos de Broa e a de milho era feita com farinha de milho não com grão de milho o otra farinha. Era farinha de milho amarelo, água quente… se ia agregando água quente devagar até estar tudo misturado. Se fazia uma bola do tamanho de duas mãos, se tapava e se levava o forno da aldeia, donde a majoria da malta cozinhava.
O comentário não alude à receita. Prende-se à origem da broa de milho, apresentada como alimento de origem medieval. O milho é uma planta americana, que se tornou conhecida na Europa somente depois das Descobertas, já no século XVI. Embora haja extensas plantações de milho
em Portugal, salvo as broas, os grãos servem apenas para alimentação do gado. Como se vê, ao contrário do Brasil,onde são inúmeros os pratos gostosos que empregam o milho. Dizem os etimólogos que a palavra broa tem origem incerta, mas parece proceder de línguas pré-romanas. Tal leva a crer que as broas eram milenarmente preparadas com centeio, substituído ou enriquecido com o milho já em eras mais próximas. Sds. J. L. de Castro
Olá, Sr. José Castro, acabo de ler sua informação, a qual não concordo em parte.
Sou transmontana e minha mamã que faleceu com 97anos, minha avózinha que faleceu nos anos 50 e ue própria cozinhei vários pratos de milho e comia-se a massaroca ou seja espiga de milho assada.
É verdade que os animais são alimentados com milho. Um abraçinhoDePORTUGAL
Posso usar trigo integral no lugar do centeio
Posso usar farinha de trigo no lugar de centeio?
O milho já existia em Portugal, só que era milho miúdo!
Olá , Sr José Castro, acabo de ler seu informação relacionada com o milho, com a qual não concordo em parte. Sou transmontana, minha mamã faleceu com 97 anos e minha avozinha nos anos 50 e sempre cozinharam o milho, bem como a massaroca ou seja espiga do milho assada. Eu própria cozinhei e cozinho vários pratos de milho . Um abraçinhoDePORTUGAL
Quanto à utilização do milho, há diversas formas de utilizá-lo na alimentação humana, conforme diz, acrescento as pipocas (quem não gosta? e, em farinha, as papas de milho que comi diversas vezes, em pequeno, e que ainda gosto. Quanto a culinária o sr. José Castro deveria estar melhor informado, quanto à origem do milho está correcto.
Rosa, ele fala de que o milho não existia na Europa na época medieval, e é verdade. O milho foi importado da América aquando das descobertas, assim como a batata. Obviamente estamos a falar de há 500-400 anos atrás.
Receitas maravilhosas
E então as papas? As papas que tradicionalmente se faziam ,penso que de norte a sul ! Serviam para aproveitar restos de sopa,à qual se acrescentava agua e sal e depois a farinha de milho que se colocava lentamente, sempre mexendo.Com uns punhados de farinha fazia-se uma refeição para uma família ! Isso ainda hoje se faz,bem sei que com muito menos frequência .Na minha região (litoral centro)chamava-se esparragado.um abraço a todos.
Ola Boa Tarde fiz a vossa receita pela primeira vez, mas a quantidade de água recomendada esta errada. Tive que jogar tudo fora pois a massa ficou aguada em demasia e não deu o ponto para transformar-se em broa.
Não sei se vcs testam as receitas mas essa com certeza foi copiada e não testada.
Fiz a receita de broa que esta no Youtube como As receitas da Carol e essa sim da certo.
A broa semelha uma palavra germanica (bread, brot, brood…) e faz-se com a mesma técnica de muitos paes do norte de Europa, escaldadando parte da farinha.
Excelente mas não está completo. O milho é usado em Portugal noutras preparações culinárias como papas, doces (p. ex, as papas de carolo) ou salgadas (xerém algarvio). Come-se também na massaroca, assada ou cozida. Na Madeira o milho frito é um prato tradicional constante (lembra a polenta italiana, mas mais temperado, com mais gosto e frito no final, em quadrados, como o nome indica). Enriquece por vezes o caldo verde e creio que nas Beiras ainda se faz tradicionalmente im cuzcuz, de herança árabe.
O milho graúdo veio da América, o milho miúdo ou painço já existia na Europa e em África.
Qual é o fermento usado seco ou fresco?
Broa é uma receita que utiliza uma técnica de muitos pães do norte da Europa.
Estava a procura desta receita a tanto tempo, e finalmente a encontrei! Farei agora mesmo!
Alimentos preparados com farinha de milho são inviáveis porque do milho são retirados o gérmen e o amido, deixando apenas o farelo que é pobre de nutrientes. A queda no uso do ingrediente é uma consequência inevitável da perda de sustentação que estes alimentos antes produziam.
Vou fazer as Broas de Milho, mas na receita não diz qual a quantidade de farinha de trigo. Por obséquio, favor enviar-me a quantidade da medida da farinha de trigo.
Agradecida.
Até donde eu tenho entendido a ¨BROA de milho¨que es pao portuguese
e feito com farinha de milho e não otro tipo farinha o com grão de milho?!!!
agora se tem centeio, e ´broa de Centeio´ etc….