Um dos doces tradicionais de Peniche são estes deliciosos biscoitos em forma de esses. A receita é muito fácil e, além de muito saborosos, como são bolos secos, os esses de Peniche têm a vantagem de se poderem guardar e, assim, ter um doce tradicional para receber uma visita inesperada.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 375 g de açúcar
- 375 g de amêndoas
- 6 claras
- 90 g de farinha
- açúcar pilé
Confeção:
Pele e rale as amêndoas e, em seguida, bata as claras em castelo.
Num tacho, junte as amêndoas, as claras batidas em castelo, o açúcar e a manteiga. Bata tudo muito bem e leve ao lume a levantar fervura.
Retire do calor, junte a farinha, misture e leve novamente ao lume, mexendo até ficar suficientemente espesso para ser tendido.
Deixe arrefecer completamente e tenda a massa em SS, com a ajuda de açúcar pilé.
Leve a cozer, em forno moderado, em tabuleiros untados e polvilhados.
Deixe arrefecer e retire os biscoitos cuidadosamente dos tabuleiros com a ajuda de uma faca.
Sugestão:
Faça o aproveitamento das claras, preparando a receita das Meias‐luas, típicas de Viana do Castelo.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.
é muito bom…adoro
Adorei a receita e pretendo testar. Mas ao dar a dica de aproveitamento dissestes claras quando, acredito eu, deveriam ser as gemas