As filhós são dos doces de Natal mais tradicionais em Portugal, sendo o frito de eleição na mesa da consoada, a par com as rabanadas em algumas regiões do país. As filhós de arroz são uma das inúmeras variantes deste frito de Natal, aliando na perfeição a doçura característica do doce com pinhões e sultanas.
Ingredientes:
- 100 g de arroz
- 100 g de farinha
- 1 pitada de sal
- 2 gemas + 1 ovo inteiro
- 30 g de fermento de padeiro
- 30 g de pinhões
- 50 g de sultanas
- 750 ml de leite
- açúcar q.b.
- casca de ½ limão
- canela p/ polvilhar (opcional)
Confeção:
Numa tigela, forme um montinho com 40 gramas de farinha, o fermento, algumas colheres de leite morno e umas pedrinhas de sal. Trabalhe bem a massa, de modo a ficar homogénea.
Forme uma bola, faça um corte em cruz e coloque noutro recipiente no qual deitou previamente algumas colheres de leite morno. Deixe levedar, em local resguardado, durante cerca de vinte minutos.
Ponha o ½ litro de leite ao lume e, quando levantar fervura, junte o arroz lavado, deixando cozer em lume brando.
Quando o arroz estiver morno, deite numa tigela, incorpore a restante farinha, as gemas e o ovo inteiro, o sal e a massa já lêveda, as sultanas, os pinhões, a casca de limão e 15 gramas de açúcar. Mexa bem e, se a massa ficar muito dura, acrescente um pouco de leite quente.
Usando uma colher, deite a massa numa frigideira com bastante óleo quente e deixe fritar de ambos os lados.
Escorra as filhós, bem fofinhas e douradas, sobre papel absorvente, antes de as passar por açúcar ou por açúcar e canela.