Avançar para o conteúdo
Home » Fudge

Fudge

Compartilhe!

O fudge é um doce feito à base de leite condensado e manteiga, a que se adiciona geralmente chocolate ou frutos secos. Pode ter outros ingredientes que lhe dão os mais variados sabores, mas depois de pronto fica sempre com uma consistência macia, quase amanteigada, que o torna num doce irresistível.

Embora seja tradicionalmente servido em quadrados, o fudge tem uma apresentação bastante versátil, podendo assumir as mais variadas formas se for cortado com cortadores de biscoitos. A versatilidade deste doce estende-se às ocasiões em que pode ser servido: como aperitivo, sobremesa, guloseima ou até como uma pequena lembrança para alguém especial.

Ingredientes:

(cerca de 30 quadrados)
  • 1 lata de leite condensado
  • 150 g de nozes picadas grosseiramente
  • 30 g de manteiga
  • 350 g de chocolate preto

Confeção:

Forre um tabuleiro com papel manteiga e reserve.

Ponha o chocolate, o leite condensado e a manteiga em lume moderado e mexa até que todos os ingredientes estejam derretidos e bem ligados.

Retire do calor e junte as nozes, misturando muito bem.

Deite o preparado no tabuleiro e alise a superfície.

Deixe arrefecer  e coloque no congelador | freezer até ficar firme (cerca de 20 minutos).

Corte o fudge em pequenos pedaços, com cerca de 5 cm e sirva.

Dicas:
  • Depois de cortado, o fudge pode ser conservado no frigorífico | geladeira.
  • Se desejar, pode mantê-lo no congelador por um período até 6 meses.
Sugestão:

Use outros ingredientes do seu agrado para confecionar um fudge com sabor e aspeto diferente. Poderá usar castanhas, passas, cerejas, coco, banana, café, biscoitos, amendoins, pistácios… basicamente, o limite é a imaginação.

Curiosidade:

A receita data do final dos anos de 1880, mas a sua proveniência não é muito clara – os americanos consideram-no um doce seu, mas crê-se que seja de origem britânica, sendo muito popular nos EUA, Austrália, Nova Zelândia e, mais recentemente, Brasil. Acredita-se que o doce terá resultado de um engano e, embora se desconheça a etimologia da palavra, fudge pode ter derivado de «fadge», indicando uma mistura mal feita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *