Menu

Leitão da Bairrada

Leitão Assado à moda da Bairrada é um dos pratos tradicionais mais conhecidos desta região, no centro de Portugal, tendo sido nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa. O sabor picante do molho e a pele estaladiça do leitão são marcas incontornáveis desta especialidade da cozinha tradicional portuguesa.

A origem desta iguaria não está bem determinada, sendo que o registo mais antigo de que há conhecimento refere que se trata de uma receita conventual de 1743, com um modo de confeção muito idêntico ao da receita atual. Devido a esta indeterminação, todos os concelhos da região da Bairrada reivindicam a sua origem.

Normalmente, o leitão da Bairrada é comido quente ou morno para que os seus aromas fiquem mais intensos. No entanto, pode ser servido frio, havendo inúmeros apreciadores que o preferem desta forma. Ao empratar o leitão, a pele deve ficar sempre virada para cima, sem sobrepor os pedaços, para que a pele mantenha a textura crocante e para que o sabor da carne se mantenha distinta do da pele.

Segundo a tradição na Bairrada, o leitão é acompanhado com batata pequena cozida com pele e não a com batata frita, dado que a mistura da gordura do leitão com a gordura da batata não permite saborear o verdadeiro paladar daquela iguaria. Este prato regional é ainda acompanhamento tradicionalmente com uma salada de alface, que não interfere com o sabor do leitão, sendo adornado com laranja às rodelas.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) bem cheia de pimenta
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • 1 leitão com cerca de 7 kg
  • 1 punhado de sal
  • 1 raminho de salsa
  • 2 cabeças de alhos
  • 50 g de toucinho
  • 75 g de unto
  • rodelas de laranja e alface q.b. p/ a decoração
  • batatas cozida com pele p/ acompanhar

Confeção:

Tradicionalmente, o leitão da Bairrada é arranjado antes de ser confecionado. No entanto, se comprar um leitão já limpo, não necessitará de fazer os primeiros passos indicados na receita. De qualquer forma, para o confecionar, convém ter um forno a lenha.

Mergulhe o leitão em água a ferver e raspe-o com uma faca. Esfregue com um pano áspero para lhe tirar os pelos, lavando-o muito bem, de seguida.

Abra o leitão e retire-lhe as tripas.

Lave-o novamente e pendure-o num prego, deixando secar durante quatro horas.

Entretanto, pise bem os temperos no almofariz. Adicione a manteiga, mexendo sempre até obter uma massa regular. Junte, por fim, o azeite e envolva-o na massa dos condimentos.

Enfie o leitão num espeto comprido e amarre as pernas à vara do espeto com um arame fino, deixando as mãos livres.

Barre bem o leitão, tanto no interior como no exterior, com o tempero, introduzindo o que restar na zona da barriga e em todas as partes vazias. Tradicionalmente, são também temperadas as coxas e espáduas onde há carne com mais altura, dando umas picadas, com a agulha de o coser, devidamente banhada com o tempero.

Cosem-se depois uma agulha chamada «agulha de leitão», tipo de coser sacos mas mais pequena, e um fio de linho ou algodão mais conhecido por fio carrete ou fio norte. Posto isto, o leitão está pronto a entrar no forno.

Acenda o forno e, enquanto este aquece, com uma agulha e fio de cozinha, cosa os rasgos abertos na barriga e entre as mãos ou pescoço do animal.

Leve o leitão ao forno entre 1 a 2 horas, colocando por baixo um recipiente para recolher a gordura que irá verter ao ser cozinhado.

Vigie o assado em intervalos de ½ hora e “constipe” o leitão, ou seja, retire-o do forno e passe com um pano sobre a pele para limpar o excesso de gordura.

Ao retirar o leitão do forno, este sofre um choque frio, que o deixará com a pele dura e estaladiça característica da receita tradicional.

Depois de assado, retire o leitão do espeto, disponha-o numa travessa e sirva quente, ornamentado com rodas de laranja e alface.

Acompanhe com batatas cozidas com pele.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · · · · · · · ·
Categorias do artigo:
Cozinha Portuguesa · Pratos de Carne

Comentários

  • gostaria de saber porque é que o molho fica preto ou da cor do sangue.

    Francisco Dias abril 18, 2013 11:07 am Responder
  • Este leitão á Bairrada deve ser saborosíssimo!!!!! na próxima vez que for a Portugal vou saboreá-lo
    6-9-2013 ás 18h.40

    Sidney Cantilena setembro 6, 2013 9:39 pm Responder
  • Me deu água na boca !

    João Victor Melo dezembro 27, 2013 12:45 am Responder
  • vou assá-lo, depois de o comer logo farei o meu comentário, mas julgo que ficará bem bom, já cheira

    Nélito Silva dezembro 31, 2013 5:43 pm Responder
  • muito bom !!!

    Fredo Dias março 3, 2016 8:48 pm Responder
  • O molho é a gordura recolhida durante a assada pelo tabuleiro que se coloca por baixo do leitão.

    Os temperos existentes barrados no interior completam o sabor.

    Se existir necessidade de aumentar a quantidade do molho experimentem adicionar um pouco de sumo de laranja em quantidade qb para o vosso gosto

    Helder Santos março 21, 2016 9:44 pm Responder
  • Boa tarde estive a ver a receita e gostava que estibece mais explicita. Com os meus comprimentos

    fernando rodrigues junho 13, 2016 7:07 pm Responder
  • Grande amador de leitão à Bairrada tenho um grande amigo que pertence a Oliveira do Bairro, que, para mim, é o melhor assador de Leitões que eu já comi (e ainda por cima não pago).

    José Manuel da Silva Correia dezembro 24, 2017 11:50 am Responder
    • Não é o Chefinho por azar

      David dezembro 11, 2022 9:59 am Responder
  • Podia dizer no recipiente, o que é unto?

    Belmiro Aguiar agosto 1, 2018 9:33 am Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *