Pular para o conteúdo
Home » Leite-Creme Queimado

Leite-Creme Queimado

Compartilhe!

O leite-creme é uma receita extremamente simples de preparar, sendo das sobremesas mais conhecidas e apreciadas em todo o mundo. O sucesso incontestável deste doce provavelmente advém do contraste entre a textura cremosa no interior com a crocante camada de açúcar queimado que reveste a superfície.

As primeiras receitas de leite-creme datam do século XVII, embora não se saiba ao certo se as suas origens remontam a França (Crème brulée), Inglaterra (Burnt Cream) ou Espanha (Crema Catalana). Atualmente, existem inúmeras variedades de leite-creme, havendo mesmo quem afirme que há tantas receitas de leite-creme quantas as pessoas que o confecionam. Independentemente da receita, este é um doce capaz de surpreender os mais gulosos e requintados gostos…

Ingredientes:

  • 1 casca de limão
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 litro de leite
  • 1 pau de canela
  • 12 gemas
  • 300 g de açúcar

Confeção:

Deite 100 ml de leite num copo, junte o amido e mexa muito bem com uma colher. Reserve.

Leve ao lume 900 ml de leite com 250 gramas de açúcar, as gemas, o pau de canela e a casca de limão. Agregue bem todos os ingredientes e vá mexendo com a vara de arames.

Adicione o restante leite com o amido de milho e deixe engrossar, retirando depois o pau de canela e a casca de limão.

Deite o leite-creme em taças individuais ou, se preferir, numa taça grande.

Deixe arrefecer e polvilhe com o açúcar restante, queimando este com um ferro próprio para o efeito ou com um maçarico para culinária.

Sugestão:

Os Amores de Azeitão (receita AQUI) são uma excelente forma de aproveitar as claras que não foram utilizadas na confeção do leite-creme.

1 comentário em “Leite-Creme Queimado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *