O leite-creme é uma receita extremamente simples de preparar, sendo das sobremesas mais conhecidas e apreciadas em todo o mundo. O sucesso incontestável deste doce provavelmente advém do contraste entre a textura cremosa no interior com a crocante camada de açúcar queimado que reveste a superfície.
As primeiras receitas de leite-creme datam do século XVII, embora não se saiba ao certo se as suas origens remontam a França (Crème brulée), Inglaterra (Burnt Cream) ou Espanha (Crema Catalana). Atualmente, existem inúmeras variedades de leite-creme, havendo mesmo quem afirme que há tantas receitas de leite-creme quantas as pessoas que o confecionam. Independentemente da receita, este é um doce capaz de surpreender os mais gulosos e requintados gostos…
Ingredientes:
- 1 casca de limão
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1 litro de leite
- 1 pau de canela
- 12 gemas
- 300 g de açúcar
Confeção:
Deite 100 ml de leite num copo, junte o amido e mexa muito bem com uma colher. Reserve.
Leve ao lume 900 ml de leite com 250 gramas de açúcar, as gemas, o pau de canela e a casca de limão. Agregue bem todos os ingredientes e vá mexendo com a vara de arames.
Adicione o restante leite com o amido de milho e deixe engrossar, retirando depois o pau de canela e a casca de limão.
Deite o leite-creme em taças individuais ou, se preferir, numa taça grande.
Deixe arrefecer e polvilhe com o açúcar restante, queimando este com um ferro próprio para o efeito ou com um maçarico para culinária.
Sugestão:
Os Amores de Azeitão (receita AQUI) são uma excelente forma de aproveitar as claras que não foram utilizadas na confeção do leite-creme.
Adoro leite creme de facto as receitas são todas diferentes