Pimentos Recheados com Arroz (Bulgária)

pimentos recheados com arroz

A cozinha tradicional búlgara é uma mistura de influências do ocidente e do oriente. Tal como em Portugal, a comemoração do Natal na Bulgária faz-se com uma mesa farta. No entanto, a tradição deste país consegue superar a portuguesa, sendo servidos sete pratos principais na noite da consoada.
Apesar da quantidade, manda a tradição que, na consoada búlgara, a carne não esteja presente. As famílias reúnem-se ao redor de uma farta mesa com diversos pratos vegetarianos, onde estão incluídos todos os produtos produzido ao longo do ano. Os pimentos recheados com arroz são um dos pratos mais emblemáticos da ceia de Natal búlgara.
Além da sua riqueza e diversidade gastronómica, o país celebra o Natal com rituais próprios, tendo muitos deles como motivação a prosperidade. Por este motivo, durante a ceia, a lareira não pode ser apagada. Na consoada, é tradição deixar toda a comida na mesa até ao dia seguinte, num sinal de oferta dos alimentos à divindade. Existe ainda o costume de se cozer pão, sendo a primeira porção partida pelo elemento mais velho da família, que a reserva a Deus.
Traga para a sua mesa de Natal uma receita tradicional diferente e muito saborosa, ao preparar estes pimentos recheados búlgaros.

Ingredientes:

Para 6 pessoas

  • 3 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 5 chávenas de arroz
  • 5 copos de água
  • 6 pimentos médios
  • azeite e sal q.b.

Confeção:

Refogue a cebola com o alho e o azeite.

Adicione o arroz, acrescentado ao preparado a água e sal a gosto.

Deixe cozer até o arroz absorver toda a água e reserve.

Lave e corte os pimentos ao meio e recheie-os com o arroz.

Coloque as metades de pimentos num tabuleiro (com água até meio) e tempere com azeite e sal a gosto.

Leve a cozer em forno médio até que os pimentos fiquem assados.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email cozinhaatradicional@gmail.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.
Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>