A cataplana é uma das receitas mais representativos da cozinha tradicional algarvia. Este prato aromático tem como ingredientes principais amêijoas, presunto, tamboril, alhos, cebolas e azeite, cozinhados numa cataplana, uma panela de cobre com uma tampa fixa, de origem árabe e característica na região do Algarve, que retém o sabor dos alimentos. Esta forma simples de cozinhar a vapor resulta num dos mais saborosos e apreciados pratos da região. Esta receita tradicional é uma das principais atrações do Festival do Marisco, em Olhão, um dos mais importantes eventos gastronómicos do Algarve. A cataplana é também um dos pratos típicos da região para celebrar a chegada do Ano Novo.
Ingredientes:
Para 4 pessoas
- 1 folha de louro
- 1 ramo de salsa
- 100 g de cebola em rodelas
- 100 ml de azeite
- 150 g de amêijoas
- 150 g de camarão cru descascado
- 150 g de tomate maduro (sem pele e sem sementes)
- 200 g de batatas
- 200 g de lombos de tamboril
- 200 g de pargo limpo e sem espinhas
- 3 dentes de alho esmagados
- 40 g de pimento verde em tiras
- 50 g de presunto demolhado em água fria
- 50 ml de vinho branco
- piripiri e sal q.b.
Confeção:Numa cataplana, junte metade das cebolas e dos pimentos. Junte as batatas, às rodelas muito finas, o alho e regue com o azeite. Junte o tamboril e o pargo e tempere com o vinho e sal a gosto. Cubra com as restantes cebolas e pimentos. Acrescente o tomate, cortado muito fino. Junte a folha de louro e a salsa. Para finalizar, decore com o presunto, o camarão e as amêijoas. Leve a cataplana ao lume, para apurar, durante 15 minutos.
Dica: Para tirar facilmente a pele do tomate, espete-o num garfo e aqueça-o no bico do fogão. A pele soltar-se-á com facilidade.
Vou fazer.
a minha amiga vai estar feliz.