Sardinhas Assadas (Lisboa e Setúbal)

sardinhas assadas

As sardinhas assadas são dos pratos mais apreciados e consumidos da cozinha portuguesa, fruto de uma forte tradição piscatória. Tal como as receitas de bacalhau, há vários pratos que têm a sardinha como ingrediente principal, mas a sardinha assada é um marco gastronómico da cozinha tradicional portuguesa, tendo sido um dos finalistas na eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, na categoria dos pratos de peixe.
A sardinha assada é confecionada e comida durante todo o ano, mas ganha especial destaque no verão, sendo um dos marcos das festas tradicionais dos Santos Populares, em Lisboa, em que é saboreada sobre uma fatia de pão.

Ingredientes:

Para 4  pessoas

  • 1 kg de sardinhas
  • sal q.b.

Confeção:

Arranje as sardinhas de véspera e tempere-as com sal grosso.

Prepare as brasas e coloque as sardinhas no grelhador, a assar em lume brando, tendo o cuidado de manter o calor somente da brasa, sem deixar ganhar labareda.

Pode aproveitar para grelhar os pimentos juntamente com a sardinha.

Acompanhe as sardinhas assadas com batatas cozidas, pimento assado e uma salada de tomate e pepino. Também poderá saborear as sardinhas sobre uma fatia grossa de pão ou broa de milho, que absorve a gordura do peixe, tornando a refeição num maravilhoso momento de prazer.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email cozinhaatradicional@gmail.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.
Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>