Os doces conventuais são uma tradição secular em Vila do Conde, na região norte de Portugal, para a qual muito contribuíram as religiosas do Convento de Santa Clara. Este convento foi uma verdadeira escola de doçaria, destacando-se o esmero e empenho das religiosas, oriundas de famílias abastadas, na confeção dos doces conventuais aí criados.
Dos doces típicos do Convento de Santa Clara, os beijos de freira são dos que ganharam maior destaque, sendo uma das especialidades gastronómicas de Vila do Conde.
Ingredientes:
- 10 gemas
- 100 g de miolo de amêndoa
- 125 g de água
- 250 g de açúcar + q.b. p/ envolver os bolos
Confeção:
Leve o açúcar e a água ao lume, fazendo uma calda em ponto de pérola (108º C – do fio que escorre da colher, forma-se uma bola que fica suspensa na extremidade).
Junte à calda de açúcar a amêndoa, pelada e moída, e as gemas batidas. Mantenha em lume brando, mexendo sempre até cozer as gemas e engrossar.
Deixe o preparado repousar de um dia para o outro.
Com as mãos, molde pequenas bolas e envolva-as em açúcar cristalizado. Coloque depois os bolinhos em formas de papel frisado.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.
adoro doçaria conventual
parece bom