Pular para o conteúdo
Home » Biscoitos do Louriçal

Biscoitos do Louriçal

Compartilhe!

Estes biscoitos, também conhecidos como Biscoitos de Azeite do Louriçal ou Rosquilhas de Azeite, são uma criação das irmãs clarissas do Convento do Louriçal, sendo atualmente dos doces mais populares no concelho de Pombal.

A simplicidade destes biscoitos, que não levam açúcar, está de acordo com a vivência humilde das freiras deste Convento. A receita acabou por passar para o exterior do convento e começou a ser divulgada; com o tempo, as pastelarias da região começaram a produzi-los e comercializá-los, o que também contribuiu para divulgar estes doces conventuais, tornando-os num ex-libris da doçaria daquela região.

Os biscoitos, tradicionalmente em forma de oito ou de rosquilhas, com peso e tamanho variável, são feitos com massa de pão e com azeite. Têm cor clara, semelhante à do pão cozido, e esfarelam-se facilmente ao serem mastigados.

O termo «biscoito» significa «cozido duas vezes», o que pressupõe um menor teor de humidade e, portanto, um prazo de conservação superior. Como tal, estes biscoitos, à semelhança de outros bolos secos, têm um período de duração longo.

Ingredientes:

(Para cerca de 16 biscoitos)
  • ½ colher (café) de sal
  • 100 ml de água morna
  • 250 g de farinha de trigo s/ fermento
  • 40 ml de azeite com pouca acidez
  • 5 g de fermento de padeiro

Confeção:

Numa tigela, deite a farinha e faça uma cova no meio. Deite lá o azeite, o fermento, diluído num pouco de água, e o sal.

Amasse, deitando àgua aos poucos até envolver toda a farinha e ter uma massa firme para poder moldar os biscoitos. Tape e deixe a massa levedar durante 30 minutos.

Ligue o forno a 180º C.

Com as mãos untadas, divida a massa em pequenas porções e role-as de modo a fazer um rolo com cerca de um palmo de comprimento.

Forme biscoitos em forma de 8 ou de rosquilhas e disponha-os, intervalados, num tabuleiro untado e enfarinhado.

Leve ao forno cerca de 15 minutos ou até os biscoitos apresentarem uma cor dourada.

Foto: Produtos Tradicionais Portugueses, DGDR

3 comentários em “Biscoitos do Louriçal”

  1. Gosto imenso dos biscoitos do Louriçal, que compro sempre que posso no Manjar do Marquês.

    Fiz a receita com as quantidades definidas, a massa não cresceu (devia crescer?) e os biscoitos ficaram 40 minutos no forno. Ficaram duros mas comeram-se todos.

    Fiz novamente agora com 55 ml de azeite, 120 ml de água fermento de padeiro em pó. A massa ficou muito mais fácil de trabalhar e de moldar, mas também não cresceu (levedou 40 minutos).

    Tirei-os do forno (200ºC) ao fim de 40 minutos (virei-os aos 30). O aspecto ficou muito mais próximo dos que costumo comprar, mas não cozeu o suficiente. Mas 10 minutos e provavelmente teriam ficado cozidos, mas dificilmente teriam a textura dos que costumo comprar.

    Qual é o segredo? O que estou a fazer mal?

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *