Broa de Milho

A broa de milho, também designada pão de milho, é uma receita muito antiga, feita tradicionalmente em Portugal, na Galiza e no Brasil. Em Portugal, a designação deste tipo de pão depende da região do país – no Norte, usa-se o termo broa para os pães feitos com milho ou centeio, sendo que no Sul se adotou a designação de pão, termo que deriva do Latim panis.
A receita é feita com uma mistura de farinhas de milho e trigo, ou milho, trigo e centeio, às quais se adiciona a água e o fermento. Até há alguns anos atrás, a broa de milho mantinha a conotação herdada da Idade Média, quando era considerada um tipo de pão caseiro que os pobres consumiam no dia-a-dia, opondo-se ao pão branco (de trigo) consumido maioritariamente pelas gentes mais abastadas.
Ingredientes:
(para 2 broas)
- farinha de trigo q.b. p/ ligar
- 250 g de farinha de centeio
- 500 g de farinha de milho peneirada
- 1 colher (sopa) mal cheia de sal grosso
- 20 g de fermento de padeiro
- 300 ml de água morna
- 400 ml de água a ferver
- sémola de milho p/ polvilhar
Confeção:
Escalde a farinha de milho na água a ferver, amassando bem. Deixe repousar durante 1 hora.
Dilua completamente o sal e o fermento na água morna.
Misture a água com o fermento no preparado de farinha de milho e amasse muito bem.
Acrescente a farinha de centeio e, por fim, a farinha de trigo, aos poucos. A farinha de trigo deve ser adicionada atendendo à consistência da massa, que deve ficar pegajosa e firme (mas não dura).
Cubra a massa com farinha e faça uma cruz no centro.
Tape o recipiente com um pano e deixe a massa levedar cerca de 1 hora (estará pronta quando apresentar ranhuras na superfície).
Divida a massa em 2 porções iguais e forme as broas, dando-lhes a forma arredondada. Tradicionalmente, a massa é tendida numa tigela bem enfarinhada, atirada algumas vezes ao ar e rodada rodada em simultâneo para lhe dar o formato de bola, indo depois ao forno sobre uma folha de couve enfarinhada.
Coloque a massa num tabuleiro polvilhado com farinha, espalmando um pouco, mas sem achatar demasiado.
Polvilhe as broas com sémola de milho e leve a cozer em forno quente pré-aquecido (200° C) cerca de 1 hora. Evite abrir o forno antes de tempo.
Dica:
Para saber se o pão está cozido, ao bater com a mão na base, deve ouvir um som oco.
em Portugal, salvo as broas, os grãos servem apenas para alimentação do gado. Como se vê, ao contrário do Brasil,onde são inúmeros os pratos gostosos que empregam o milho. Dizem os etimólogos que a palavra broa tem origem incerta, mas parece proceder de línguas pré-romanas. Tal leva a crer que as broas eram milenarmente preparadas com centeio, substituído ou enriquecido com o milho já em eras mais próximas. Sds. J. L. de Castro
Sou transmontana e minha mamã que faleceu com 97anos, minha avózinha que faleceu nos anos 50 e ue própria cozinhei vários pratos de milho e comia-se a massaroca ou seja espiga de milho assada.
É verdade que os animais são alimentados com milho. Um abraçinhoDePORTUGAL
Não sei se vcs testam as receitas mas essa com certeza foi copiada e não testada.
Fiz a receita de broa que esta no Youtube como As receitas da Carol e essa sim da certo.