O fondant, cujo nome é de origem francesa e significa “que se derrete”, consiste numa pasta de açúcar usada para fazer a cobertura bolos, dando aos doces uma aparência elegante e profissional. Tem uma textura mais espessa que o glacê, mas menos densa e elástica do que a pasta americana, permitindo disfarçar facilmente as emendas feitas.
Pode ser comprado já pronto, mas fazer fondant caseiro não é tão complicado como possa parecer. Pode fazer desenhos com ele, utilizando o saco de pasteleiro | saco de confeiteiro ou os cortadores de biscoitos, mas tenha em atenção que esta pasta endurece rapidamente, pelo que deve ter uma aplicação imediata.
Há duas formas de fazer fondant, uma mais líquida – usada basicamente para a cobertura dos bolos – e outra, um pouco mais densa, que permite ser modelada. Neste artigo, apresentamos os dois modos de preparação do fondant e deixamos dicas sobre o seu modo de conservação e aplicação.
1. Versão mais líquida
Ingredientes:
- ½ chávena | xícara (chá) de leite
- ½ kg de açúcar em pó | açúcar de confeiteiro
- 1 colher (chá) de manteiga
Confeção:
Junte a manteiga e o leite e leve ao lume em banho-maria.
Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, e deixe cozinhar durante 10 minutos ou até que ficar líquido. A textura deve ser adequada para aplicar sobre o bolo e cobri-lo, sem escorrer.
Retire do lume e deite o fondant sobre o bolo, do centro para fora, e distribua-o com movimentos circulares. Retoque dos lados com uma espátula.
2. Versão mais densa
Ingredientes:
- 1 kg de açúcar
- 300 ml de água
- algumas gotas de sumo de limão
Confeção:
Leve o açúcar ao lume com a água e deixe derreter, aumentando progressivamente o calor e limpando a espuma escura que vem à superfície, até obter uma calda em ponto assoprado (soprando através dos furos da escumadeira, formam-se pequeninas bolas idênticas às bolas de sabão).
Retire do lume e deite a calda sobre uma superfície fria e lisa.
Deite algumas gotas do sumo de limão (no máximo 10 gotas, para não deixar o fondant mais líquido do que o desejado) e trabalhe a pasta com uma espátula em movimentos de vaivém até se tornar branca e sólida.
DICAS:
- Pode guardar o fondant no frigorífico | geladeira por um período de tempo até 2 meses, dentro de um recipiente hermético. Na altura de o utilizar, leve a derreter em banho-maria e aplique-o de seguida.
- Depois de pronto, o fondant não pode ser aquecido em excesso, somente amornado o suficiente para amolecer e poder ser usado.
- Se usar o fondant para modelar, prefira a receita com água, pois a que é feita à base de leite, se exposta a ambientes húmidos, pode vir a suar e amolecer.
- Pode juntar corantes ou aromatizar com rum ou Kirsch.
- As gotas de limão ajudam o fondant a ficar branquinho.
É a torta de limão maraviiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiilha!
OLÁ!!1 BOA TARDE.
OBRIGADA POR ESSA RECEITA DE FONDANT, POIS PEGUEI EM OUTRO SITE UMA RECEITA DE FONDANT QUE NÃO DEU CERTO, FICOU HORRÍVEL MANDOU PÔR MANTEIGA, LIMÃO, SUMO DE LIMÃO…
OBRIGADA MESMO, FIQUEI MUITO FELIZZ. DEUS TE ABENÇOE!
LOURDES ARAUJO
O fondant mais espesso, o que é feito com água, leva açúcar cristal ou açúcar de confeiteiro?
O fondant mais espesso, leva açúcar cristal ou açúcar de confeiteiro?